Já vos tinha mostrado como podem instalar um sistema Windows fazendo boot a partir de uma pen usb, sem recorrer a software de terceiros. É bastante útil quer para evitar andar sempre a gravar Cds ou DVDs sempre que queremos instalar um sistema, mas desta forma só podemos ter um tipo de sistema para fazer boot numa pen.

Pois bem, hoje vou dar-vos a conhecer o YUMI (Your Universal Multiboot Integrator) que nos permite ter os sistemas operativos que quisermos, seja Windows ou Linux, numa só pen usb.

A quantidade dos sistemas que podemos ter depende do tamanho da pen usb que usarmos, quanto maior a pen usb que usarmos mais sistemas operativos podemos adicionar para posterior instalação 😉

O YUMI Multiboot USB Creator pode ser usado não só para instalar sistemas operativos como também para executar vários tipos de ferramentas tais como utilitários de anti-vírus, clonagem de discos, ferramentas de diagnóstico, ferramentas de edição de partições de discos, etc.

Vamos ver então como podemos colocar vários sistemas numa pen usb com o YUMI. Neste exemplo coloquei a instalação do Windows 8.1 e a instalação do Linux Mint 17, ambos a partir da ISO de cada um.

Depois de aberto o YUMI temos de escolher a pen usb onde vamos colocar o primeiro sistema operativo. Vamos começar pelo Windows 8.1 escolhendo o tipo de distribuição “Windows Vista/7/8 Installer“, escolhemos a nossa ISO do Windows 8.1, clicamos em “Create” e aguardamos que o processo termine.

YUMI - Multiboot USB Creator

YUMI – Multiboot USB Creator

YUMI - Multiboot USB Creator

YUMI – Multiboot USB Creator

YUMI - Multiboot USB Creator

YUMI – Multiboot USB Creator

YUMI - Multiboot USB Creator

YUMI – Multiboot USB Creator

E temos o nosso Windows 8.1 pronto para iniciar a sua instalação a partir da pen usb.

Vamos agora ver como colocar o Linux Mint 17 na pen usb com o YUMI. Primeiro escolhemos a pen usb onde vamos colocar o Linux Mint 17. De seguida escolhemos o tipo de distribuição “Linux Mint“, escolhemos a nossa ISO do Linux Mint 17. No caso do Linux Mint (entre outros sistemas operativos Linux) podemos reservar espaço na pen usb para guardarmos alterações depois de entrarmos no Linux Mint (visto ser um liveCD). Aqui não vou usar esta opção. Clicamos em “Create” e mais uma vez aguardamos que o processo termine.

YUMI - Multiboot USB Creator

YUMI – Multiboot USB Creator

YUMI - Multiboot USB Creator

YUMI – Multiboot USB Creator

E já temos a nossa pen usb com dois sistemas operativos prontos a arrancar para instalar.

De seguida basta ligarem a pen usb ao vosso computador/portátil e fazerem boot a partir da pen usb (o vosso computador/portátil terá de suportar boot a partir de pens usb).

Aqui ficam algumas fotos do teste que fiz no meu portátil, e devo dizer que ambos os sistemas operativos iniciaram sem problemas a instalação a partir da pen usb feita com o YUMI Multiboot USB Creator 😛

Experimentem e vão ver que dá realmente um jeitão. Já me safou algumas vezes em portáteis e toutchscreens sem leitor de CDs/DVDs. Funcionou sempre 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus