Apesar de já existirem muitos programas deste tipo, neste caso particular o que me chamou a atenção, para além de ser um projecto open source, é o facto do software ser extremamente leve, ocupando apenas 207Kb.

O Xtreme Download Manager é uma boa ferramenta de gestão de downloads, com uma interface simples e limpa. O programa utiliza “um algoritmo de segmentação dinâmica sofisticado, dompressão de dados e reutilização de ligações para acelerar o processo de download”. Suporta downloads nos protocolos HTTP, HTTPS e FTP, e consegue trabalhar com redireccionamentos de ficheiros, cookies e autorização se necessário. Suporta ainda configurações proxy, o que permite a sua utilização atrás de firewalls empresariais. Opções como pausa e continuar download também são suportados.

xdm

Integra-se com qualquer browser de forma a gerir os downloads de forma automática, incluindo Google Chrome, Internet Explorer, Apple Safari, Mozilla Firefox, Opera ou qualquer outra aplicação que tente efectuar um download da internet. Vem com monitorização do clipboard, que procura automaticamente a extensão dos ficheiros de moradas URL que acabem em extensões de ficheiros que tenham sido copiadas e começa automaticamente o download desse ficheiro.

Os ficheiros guardados são organizados de forma automatica por tipo, em categorias tal como documentos, musica, videos, programas e ficheiros comprimidos.

Uma funcionalidade que merece destaque é a capacidade de gerir multiplos downloads. Se pretendermos efectuar o download de ficheiros com nomes sequenciais, tal como image01.jpg, image02.jpg, image03.jpg etc. ou volume-a.pdf, volume-b.pdf, volume-c.pdf por exemplo, podemos utilizar wildcards no url do download e substituí-los por números ou letras, e esses ficheiros serão adicionados automaticamente à lista.

xdm-batch-dwnload

Falta ainda mencionar que se trata de um software portable, o que combinado com o seu pequeno tamanho, faz dele um software imprescindível para trazer com qualquer pen USB.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus