Depois de termos visto algumas informações e de termos instalado e configurado o Xlight FTP Server para funcionar dentro de uma rede local chegou agora o momento de abrir horizontes.

Vamos agora ver como podemos ter o nosso Xlight FTP Server disponível a partir de qualquer computador com acesso à Internet.

Para isso vamos precisar da ajuda do No-IP como cliente gratuito de DNS.

Já com o Xlight FTP Server a correr acedemos às configurações no botão “Global Options” e nas opções gerais vamos ao “Setup” de “Firewall and Broadband Router”.

Configurações Xlight FTP Server

Configurações Xlight FTP Server

Janela de configurações do Xlight FTP Server

Janela de configurações do Xlight FTP Server

Configurações com o No-IP do Xlight FTP Server

Configurações com o No-IP do Xlight FTP Server

É nestas configurações que temos de colocar informação relativa ao No-IP, que é muito importante para que possamos ter ligações de FTP passivas pois só assim conseguimos que a nossa ligação funcione.

Sendo assim colocamos os seguintes dados nos seguintes campos:

– Use domain name for WAN interface: pcdecasa.no-ip.info
(estou aqui a usar como exemplo o meu artigo do No-IP)

– Enable WAN IP auto-detection: activado

– Limit PASV port range: activado da porta 60010 a 60030

Depois basta clicarmos no Ok e temos as configurações feitas no Xlight FTP Server. Mas não fica por aqui, pois temos agora o nosso servidor configurado para funcionar com a porta 21 e com o intervalo de portas entre 60010 e 60030. Todas estas portas têm de ser também configuradas no vosso router. Terão que aceder às configurações do vosso router e encaminhar estas portas para o endereço IP do computador onde está o Xlight FTP Server a funcionar, neste caso será o IP 192.168.1.10.

Para saberem como efectuar estas configurações no vosso router consultem o site Portforward.com onde podem escolher a marca/modelo do vosso router e seguirem os passos para estas configurações, pois o modo de configurar portas varia consoante a marca/modelo do router que têm.

Para terem uma ideia das configurações de portas no router a funcionar ficam aqui como exemplo as que estou a usar no meu router:

As minhas configurações no router para o Xlight FTP Server

As minhas configurações no router para o Xlight FTP Server

 

Aqui podemos ver o FileZilla (cliente de FTP gratuito) a explorar o nosso servidor de FTP, com uma ligação aberta para o servidor pcdecasa.no.ip.info na porta 21 com o utilizador myftp.

FileZilla ligado ao Xlight FTP Server através da Internet com o No-IP

FileZilla ligado ao Xlight FTP Server através da Internet com o No-IP

Poderá também gostar de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  • 14
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •