Nos tempos do Windows 95/98/Me/XP era muito fácil verificarmos a que velocidade estávamos ligados à rede (10Mbps, 100Mbps, 1Gbps, etc.).

Bastava colocarmos o rato em cima do ícone de ligação de rede (um computadorzinho a piscar) que se encontrava na barra de tarefas junto ao relógio do Windows e lá aparecia um balão com a informação da velocidade de ligação à rede.

Pois bem, no Windows 7 isso já não acontece. Somente nos aparece o nome da rede onde estamos ligados e se temos ou não acesso à Internet.

Para podermos ter esta informação temos de seguir outro caminho, também simples.

Informação da ligação de rede no Windows 7

Informação da ligação de rede no Windows 7

Para sabermos a velocidade de ligação à rede no Windows 7 temos de usar o Gestor de Tarefas. Clicamos com o botão direito do rato em cima da barra de tarefas do Windows e escolhemos “Iniciar Gestor de Tarefas“:

Iniciar Gestor de Tarefas no Windows 7

Iniciar Gestor de Tarefas no Windows 7

Na janela do Gestor de Tarefas aberta vamos ao separador “Funcionamento em Rede“:

Velocidade de ligação à rede no Windows 7

Velocidade de ligação à rede no Windows 7

Podemos então ver aqui diversas informações entre as quais a nossa velocidade de ligação à rede. No meu caso nesta altura estava ligado a uma rede wireless a 54Mbps. Também nos é mostrado um gráfico que nos mostra em tempo real o tráfego entre a rede e o nosso computador.

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus