O uTorrent é uma excelente aplicação de torrents gratuita, pois é bastante rápida, fiável e consome pouquíssimos recursos do PC.

Além de ser excelente, tem ainda a funcionalidade de administração dos torrents via web, sendo este o ponto central que vou abordar e dar a conhecer.

Para que possamos ter um exemplo da utilização do No-IP explicado no artigo anterior, vou explicar como configurar o uTorrent de modo a termos administração via Web com a ajuda do No-IP.

Primeiro que tudo temos de instalar o uTorrent (se ainda não tivermos). A instalação é muito simples e o ficheiro relativamente pequeno. Depois de instalado, abrimos o uTorrent e vamos ao menu “Opções”->”Preferências”.

Nesta janela escolhemos na lista da esquerda “UI Web”, marcamos a opção “Activar Web UI”, colocamos um nome de login (neste caso deixei ficar admin) e uma password. Por uma questão de personalização escolhi uma porta de escuta alternativa, a porta 3070. Se o PC estiver ligado à Internet com uma firewall ou router é possível que seja necessário de configurar o router/firewall para redireccionar a porta indicada para o PC onde o uTorrent está a funcionar (designa-se por “Port Forwarding” ). Pode-se ver aqui como configurar o router/firewall de acordo com a marca e modelo do mesmo. Agora que as configurações estão prontas, basta clicar em “Ok” para validar.

De seguida, abra um Web Browser da sua preferência (usando os dados do No-IP do artigo anterior) acedemos à seguinte morada:

http://pcdecasa.no-ip.info:3070/gui

Pequena explicação da morada:

  • http://pcdecasa.no-ip.info – a morada escolhida no No-IP
  • 3070 – a porta que escolhi na configuração do uTorrent
  • gui – o endereço onde funciona a interface Web do uTorrent (esta parte da morada não é configurável)

Ao tentar navegar para o endereço pretendido aparece-nos a seguinte janela de autenticaçã0, na qual colocamos os dados introduzidos na configuração do “Web UI” do uTorrent e clicamos em “Ok”:

uTorrent - Administração via Web com o No-IP
janela de autenticação web do uTorrent

Após a autenticação já estamos a administrar o nosso uTorrent via Web Browser sem ser necessário ter acesso físico ao PC que está a correr o uTorrent, e onde podemos adicionar, apagar e gerir torrents, podendo o PC estar a servir o uTorrent do outro lado do mundo.

uTorrent - Administração via Web com o No-IP

administração do uTorrent via Web

Como é compreensível, por razões de segurança, ocultei alguns dados nas imagens apresentadas.

Se por alguma razão a página de administração do uTorrent não abrir, é necessário verificar se o No-IP está a funcionar correctamente,  se o router e/ou firewall estão bem configurados (se for o caso), e se o uTorrent está bem configurado para administração via Web.

Se os downloads estão lentos, veja como optimizar o uTorrent e aumentar a velocidade dos downloads.

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus