Nos dias que correm, é cada vez mais comum existir mais que um computador por família, e por vezes, existem membros cada um com 2 computadores. Em casa ou no local de trabalho, sempre que temos que trabalhar com mais que um computador, um dos inconvenientes é termos que estar constantemente a mudar para o rato e teclado do computador em que pretendemos trabalhar. Além disso, se necessitarmos de obter um determinado texto que está noutro dos nossos computadores, não o conseguimos obter simplesmente pelo método de copiar e colar.

Pois bem, a solução para resolver estes dois problemas existe, é gratuita e chama-se Synergy!

Configurar o Synergy para trabalhar em vários computadores com o mesmo rato e teclado

Trabalhar em vários computadores com o mesmo rato e teclado

Com o Synergy instalado, podemos controlar várias máquinas a partir de um único rato e teclado instalados no PC que queiramos a funcionar como principal (o server).

Para mim, uma das grandes mais valias do Synergy é o facto de ser compatível os os 3 grandes Sistemas Operativos existentes actualmente – Windows, Linux e Mac, o que permite uma grande em última análise, controlar estes 3 sistemas a partir de qualquer um deles!

De seguida apresentam-se os passos para configurar o Synergy. Neste exemplo vou utilizar 2 computadores – um PC de secretária que tem o Windows XP instalado, e que será o servidor (PC que tem o rato e teclado a ser utilizado), e um PC portátil com Windows 7, o qual será configurado de forma a poder ser controlado.

1 – Efectuar o download da última versão do Synergy para todos os computadores (neste exemplo utilizei a versão 1.4.4 Beta);

2 – Instalar o Synergy no computador que irá ser o servidor. De seguida, inicie o Synergy (deverá ter uma nova entrada na lista de programas, clique no Synergy para iniciar a aplicação)

3 – Na janela do programa, escolha as opções apresentadas na imagem que se segue, e clique no botão “Configure Server…”:

4 – Abre-se assim uma janela. No centro, está representado o PC (aparecendo o seu nome) que será o servidor. Arraste um novo PC (que neste exemplo ser´a o portátil com Windows 7) para a localização que terá na realidade, em relação ao PC que funcionará como servidor:

Configurar Synergy

5 – De seguida, clique duas vezes em cima do PC que acabou de arrastar. Preencha o campo “Screen name” com o nome do computador que pretende controlar e clique em OK:

Configurar o Synergy

6 – O resultado do passo 4 e 5 será algo como se apresenta de seguida. Repita estes dois passos para cada um dos computadores que pretenda controlar a partir do servidor. Quando terminar, clique em OK:

Configurar o Synergy

7 – Neste ponto, já temos o nosso servidor configurado para aceitar pedidos dos PCs que vamos controlar. Assim, clicamos no botão “Start” para iniciar o serviço:

Configurar o Synergy

8 – O Synergy entra em funcionamento e fica a aguardar pedidos de ligação. Para parar o serviço clique no botão “Stop”:

Configurar o Synergy

9 – No PC a ser controlado (neste exemplo um portátil com Windows 7 e com o nome Alberto-PC), depois de instalado e iniciado o Synergy (passo 2), basta preencher o campo “Name of the server” com o nome do PC que irá ser o servidor (esse nome aparece logo no passo 4), e de seguida clicar no botão “Start”:

Configurar o Synergy

10 – Configuração do Synergy concluída! Por esta altura, poderá encostar o rato do PC servidor ao canto esquerdo e automáticamente está a controlar o outro PC com esse rato!!

Espero que esta dica de como trabalhar em mais que um computador com o mesmo rato e teclado vos tenha sido útil. E vocês, já conheciam esta solução? Conhecem outras soluções semelhantes ou melhores?

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus