O Slideshare é uma plataforma web 2.0 que tem como principal funcionalidade o partilhar de vários tipos de documentos, apresentações e slides.

Esses documentos ficam disponíveis para partilha em várias redes sociais, bem como para download. Esta plataforma é utilizada por académicos, tanto professores como estudantes.  É ainda utilizada em termos empresariais, para divulgação de produtos e serviços.

Esta plataforma de publicações tem tido nos últimos tempos um grande crescimento. São já várias as entidades públicas que a utilizam, tal como por exemplo a Casa Branca, no Estados Unidos. Uma das funcionalidades que a diferenciam das outras é o facto de ter o seu próprio mural ou newsfeed como é chamado, aqui pode se fazer um pequeno texto sobre o que nos vai na alma, facilitando assim o contacto com os amigos nesta rede, é também possível ficar aqui registado as  publicações que vamos fazendo.slideshare-logo-big-interesses-pessoais-sistemas-operativos

Algumas das funcionalidades da ferramenta 2.0 são:

Upload de apresentações em público ou em privado; o download de apresentações sobre qualquer tema e reutilização; poder incorporar as apresentações em blogs, websites e intranets empresariais; compartilhar no Twitter, Facebook, LinkedIn; ferramenta zipcast: livre, sem download, reuniões web com um clique; Leadshare: gerar leads de negócios com suas apresentações, documentos, pdfs, vídeos; Slidecast: sincronização de áudio mp3 com slides para criar um webinar; incorporar vídeos do YouTube dentro de apresentações SlideShare; Versão Mobile para Smartphones / Tablets; pode ainda aceder à SlideShare PRO para recursos premium, como canais de marca, análises, etc.

 Os formatos suportados são:

  • Apresentações:
  • pdf, ppt, pps, pptx, ppsx, pot, potx (Powerpoint); odp (OpenOffice); key, zip (Apple Keynote)
  • Documents: pdf, doc, docx, rtf (MSOffice); odt, ods(OpenOffice); Apple iWork Pages
  • Videos: mp4, m4v, wmv, mpeg, avi, mov, mpg, mkv, ogg , asf , vob , 3gp, rm, rmvb, flv

Tal como existe a possibilidade de criação de eventos em várias redes como o facebook e o likedin, é possivel criar eventos e grupos no Slideshare. Nas opções  do seu perfil, à direita junto da opção de partilha no Facebook e LinkedIn, você pode criar eventos  e grupos.
Tanto num caso como no outro, é muito simples e permite que você escolha entre muitas categorias.

Para saber mais: [SlideShare – Oficial]

O que pensam sobre o SlideShare? Que plataforma usam vocês para divulgar os vossos trabalhos e ou publicações??

Adriano Cruz

Adriano Cruz é um profissional de Informática interessado em Internet, Fotografia e blogging. Nos tempos livres escreve nos InteressesPessoais.com sobre Fotografia, Software utilitário e Gadgets...

More Posts - Website