Em tempos existiam bons sites de downloads onde podíamos ir e clicar no botão de download para efectuar o download de software. E o que fazíamos download para o nosso computador era – o software que pretendíamos.
Os tempos mudaram, e as coisas tornaram-se um pouco mais confusas. Nos dias de hoje temos que ter muito cuidado antes de clicarmos num botão ou link de download, pois nunca se sabe com o que podemos esperar. Podemos ir a um site para efectuarmos um download de um qualquer software com 350Kb para optimizar o Windows, e acabamos por instalar uma série de Crapware (software lixo) que nunca pedimos.

Porque é que isto aconteceu?

Ao longo do tempo, as coisas alteraram-se. Sites de downloads com boa reputação começaram a gerar muito tráfego. Os motores de busca atribuem um bom ranking a estes sites, e qualquer pessoa que pretendesse obter software visitava estes sites para fazer download dos softwares que pretendiam. Os utilizadores confiavam neles. Acabou por chegar o dia em que estes sites decidiram utilizar essa confiança em seu favor – e traíram os seus utilizadores! Foi simplesmente uma questão de dinheiro.

Começaram a oferecer instaladores

O site da CNET é um exemplo disto. Tal como é o BrotherSoft, o Softonic, o FreewareFiles e o Tucows. O site de downloads de software open source Sourceforge é também outro exemplo. E certamente existirão muitos outros.
O que são afinal estes instaladores ou gestores de downloads? São ficheiros de setup que tentam em primeiro lugar instalar outros softwares em forma de “ofertas” nos nossos computadores, antes de nos darem acesso ao software que pretendemos.
Este é o aspecto de alguns desses instaladores:

crap-installers

Não cliquem no botão verde de download ás cegas

Quando vamos a um destes sites para fazer download de software, somos normalmente confrontados com um grande botão verde de download. A grande maioria das pessoas clica nesse botão, e acabam por fazer download do instalador desse site, que é suportado por publicidade e que oferece software de terceiros. A maioria dos utilizadores não lê o que lhe é oferecido, e clica sempre Next > Next, acabando com software que não queriam instalado no computador. No entanto, para os que são mais atentos, existe um link directo para o download. É muito pequeno, mas existe na maior parte dos sites, incluindo o CNET. Assim, lembrem-se de clicar no pequeno link que dá acesso directo ao download, e não no grande botão verde.

im-f-ddl

Crapware oferecido pelo instalador do CNET

Nas próximas imagens podem ver um exemplo de download de um software através do instalador do CNET:

Durante a instalação, no ecrã 2, 3 e 4 foram oferecidos os programas Save Sense, Outobox e Mobogenie. O Outobox é um Adware, que o antivirus detectou de imediato. Ou seja, a CNET enviou Adware para o meu computador!

adw

Aqui fica um exemplo da Brothersoft que também tenta impingir o seu instalador:

brothersoft-uwt

Onde é que acham que um utilizador normal clica para fazer o download? O botão verde, que está estrategicamente colocado? Sim, será o mais provável. Mas neste caso esse botão é um anuncio publicitário. Se clicarmos nos links 1 ou 2 server também não conseguimos efectuar o download do software que pretendemos, em vez disso obtemos o software de downloads da Brothersoft, que acaba por fazer mais ou menos a mesma coisa que os restantes similares – tentar instalar software não desejado no nosso computador.

Crapware oferecido pelo gestor da Brothersoft

O gestor de downloads da Brothersoft instalou o Search Protect, o WinZip Drive Updater e alterou as configurações por defeito do meu browser, quando cliquei no link de download. O WinPatrol ficou maluco, com tantos avisos de alterações que estavam a ser feitas ao sistema.

As coisas também não foram muito diferentes para o outrora respeitado e pensado para servir a comunidade open source, SourceForge. O seu instalador ofereceu-se para instalar o WinZip Registry Optimizer e o WinZip Driver Updater quando tentei instalar o FileZilla.

Sites seguros para downloads

Apesar dos exemplos que enumerei, ainda existem actualmente sites de downloads em que podemos confiar. Aqui fica a lista dos sites em que confio actualmente:

  • Majorgeeks.com
  • Softpedia.com
  • TechSpot.com
  • Filehippo.com
  • SnapFiles.com
  • fileforum.betanews.com
  • downloadcrew.com

Certamente existirão outros. Se conhecerem outros que sejam da vossa confiança, deixem a informação no final da página, na secção de comentários.

Não devemos clicar Next Next Next ás cegas!

Para concluir, gostaria de dar alguns conselhos. Criem um ponto de restauro antes de instalarem qualquer que seja o programa. Durante o processo de instalação, leiam com atenção as opções que vos são colocadas. Não confiem no termo “Free”. Não se limitem a clicar Next até concluírem a instalação. Até o instalador oficial de um software legitimo como o Java inclui ofertas de programas de terceiros! Não aceitem quando puderem, e se não conseguirem seguir sem aceitar, cancelem a instalação.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus