Já vos aconteceu irem longe demais com as alterações de optimização do Windows, e o vosso computador fica com um funcionamento estranho? Regra geral, isso acontece porque os programas de optimização alteram as configurações existentes no registo do Windows… De seguida apresento um método rápido e fácil para voltar a colocar todos esses valores por defeito.

Para executar esta tarefa vamos utilizar uma pequena ferramenta para o Windows chamada RefreshPC. Esta ferramenta permite repor todos os valores do registo do Windows para os seus valores por defeito, eliminando assim todas as alterações que possam ter sido efectuadas ao registo do Windows. Além disso, o programa repõe também todos os serviços do Windows para o seu estado original. Consegue-se assim colocar o Windows de volta ao estado original, como se tivesse sido acabado de instalar.

refreshpc

O RefreshPC é diferente do sistema de restauro do Windows e da opção de Refresh PC que vem com o Windows 8, na medida em que esta ferramenta não restaura o estado do sistema para uma data anterior. Todo o software instalado mantém-se intacto e a funcionar como seria suposto. A única coisa que sofre um reset são as alterações de valores que possam ter sido efectuadas ao registo do Windows. Por exemplo, alterações das configurações do Internet Explorer, alterações ao explorador do Windows ou do ambiente de trabalho. Como já havia mencionado, o RefreshPC também repõe o estado de todos os serviços do Windows.

Enquanto o RefreshPC efectua as alterações no registo do Windows, limpa também as pastas de ficheiros temporários e ficheiros prefetch (utilizados pelo windows para guardar informação relativa a programas).

refreshpc

Uma boa notícia, é que esta ferramenta é compatível com Windows XP, Vista, 7 e 8, tanto nas versões 32 como 64 bits!

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus