O Word 2010 traz funcionalidades bem interessantes, especialmente no que diz respeito à edição de imagens.

À pouco tempo descobri a funcionalidade de remover o fundo de uma imagem, e devi dizer que fiquei bastante surpreendido com o resultado final.

Vou-vos então mostrar como se faz tendo como exemplo de partida uma imagem do meu bonsai Ulmeiro Chinês.

Temos então aqui a imagem original no Word 2010 ainda com o fundo. Seleccionamos a imagem e clicamos em “Ferramentas da Imagem” que aparece assim que seleccionamos a imagem.

Imagem original já no Word 2010

Imagem original já no Word 2010

De seguida temos várias opções para a nossa imagem, mas a que nos interessa agora é a opção “Remover Fundo“.

Remover fundo da imagem

Remover fundo da imagem

Ao clicarmos na opção “Remover Fundo” automaticamente a maior parte do fundo da imagem é removido, mas podemos ainda fazer alguns ajustes ao fundo que realmente deve ser eliminado.

Fundo já removido antes de um pequeno ajuste

Fundo já removido antes de um pequeno ajuste

Como podem reparar o bonsai não ficou todo dentro da área que deve incluir o bonsai. Vamos então ajustar, só como exemplo, a margem esquerda.

Ajuste da margem esquerda do bonsai

Ajuste da margem esquerda do bonsai

Após os ajustes é possível que o fundo volte a aparecer em algumas partes. Podemos então seleccionar a opção “Marcar Áreas a Remover” para que possamos remover algumas partes do fundo, ficando com o seguinte aspecto, mas já com a parte esquerda do bonsai.

Remoção do fundo após ajuste da margem esquerda

Remoção do fundo após ajuste da margem esquerda

Quando estivermos satisfeitos com o resultado basta clicarmos na opção “Manter Alterações” para que a nossa imagem nos seja apresentada sem o fundo que acabámos de remover. O meu exemplo não ficou perfeito, mas tentem fazer melhor, é uma questão de paciência 🙂

Bonsai já sem o fundo

Bonsai já sem o fundo

Sem grande esforço e sem programas específicos de edição de imagem podemos resolver pequenas questões com o Word 2010 sem problemas.

Já sabem, dúvidas e sugestões são sempre bem vindas!

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus