Termos um computador sem estar ligado numa rede não nos serve de muito, mas quando temos uma rede à nossa disposição ficamos com imensas funcionalidades e recursos à nossa disposição. Principalmente no que toca à gestão dessa mesma rede, torna-se de uma verdadeira necessidade de acedermos remotamente a determinados computadores.

ubuntu_1210_vpn_rdp

Existem várias formas de o fazer, mas hoje vou-vos mostrar como podem aceder remotamente a um determinado computador via RDP (Remote Desktop Protocol) no Ubuntu 12.10.

O computador ao qual queremos aceder pode estar tanto na nossa rede local como numa rede remota via VPN. Aproveitando o último artigo em que vimos como  Configurar uma ligação VPN no Ubuntu 12.10, vou hoje mostrar-vos como aceder remotamente por RDP a um computador nessa rede remota.

RDP é um protocolo de acesso remoto ao desktop de computadores, sendo que este acesso nos permite trabalhar no computador remoto tal como se estivéssemos sentados em frente desse mesmo computador remoto com todos os recursos da rede remota disponíveis.

Antes de mais têm de ter previamente instalado um cliente RDP, felizmente o Ubuntu 12.10 já vem com um instalado e até é bastante bom, o Remmina.

Se o computador onde se querem ligar estiver na vossa rede local saltem este passo, se estiver numa rede remota e que tenham um acesso VPN a essa rede não se esqueçam de abrir primeiro a ligação VPN.

De seguida abram o cliente RDP Remmina:

RDP no Ubuntu

RDP no Ubuntu

Vamos agora criar uma nova ligação para a máquina que queremos. No meu caso vou a efectuar uma ligação a uma máquina remota via VPN, e neste caso preenchi todos os campos excepto a password, pois quero colocar a password de cada vez que me ligar. A profundidade de cor a usar escolhi True Color 32bit, mas tenham em atenção, pois dependendo da velocidade de ligação da vossa Internet este acesso remoto ao computador pode ficar mais lento se escolherem uma definição muito alta. Depois de todos preenchermos todos os campos necessários, basta ligar.

RDP no Ubuntu

RDP no Ubuntu

No meu caso sou logo presenteado com a janela de login, onde coloco a minha password:

RDP no Ubuntu

RDP no Ubuntu

Como o computador onde me estou a ligar está num domínio é-me mostrado um certificado de segurança, o qual tenho de aceitar para poder avançar:

RDP no Ubuntu

RDP no Ubuntu

Depois de todos estes passos (poucos e simples) cá temos o desktop do nosso computador remoto, tal como se estivéssemos fisicamente sentados em frente ao mesmo:

RDP no Ubuntu

RDP no Ubuntu

A ligação RDP aos computadores é hoje uma forma muito banal de aceder aos computadores, desde que estejam disponíveis na rede, é uma óptima forma de lhes podermos aceder, especialmente no caso de servidores que na maioria dos casos são servidores virtuais.

 

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus