Já alguma vez pensaram porque é que o vosso browser já não é tão rápido como foi em tempos?
Pois bem, a responsabilidade sobre essa lentidão que tem vindo a sentir recai sobre os add-ons e plugins que tem vindo a instalar desde que começou a utilizar o seu browser.
É um facto conhecido que todas as extensões utilizam memória, sendo que nem todas utilizam as mesmas quantidades de memória. Importa assim saber, que extensões consomem mais memória… Mas como? No caso do Chrome, bastaria abrir a tab de gestão de extensões para ficarmos a saber imediatamente. No Firefox não é assim tão fácil…
Podemos escrever “about:memory” na barra de endereços e obter uma listagem de informações bastante detalhada de todas as partes do browser que estão a consumir memória, mas algo confusa e difícil de decifrar para um utilizador comum.

Em vez de obtermos um relatório do consumo de memória de todas as componentes do borwser, uma nova extensão chamada about:addons-memory permite-nos obter apenas um relatório da memória utilizada pelas extensões instaladas e activas no Firefox.
Basta instalar a extensão e depois escrever “about:addons-memory” na barra de endereços do Firefox.

memoria_addons_firefox

 

Nessa listagem poderemos ver todos os add-ons instalados, ordenados por ordem decrescente em relação ao consumo de memória de cada um. É-nos apresentado o resultado em números inteiros bem como em percentagem de utilização da memória do computador.

O criador deste add-on diz que a quantidade de memória utilizada por cada extensão apresentada poderá ser superior ao apresentado no relatório.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e “matar” o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  • 4
  •  
  • 1
  •