Desta vez venho mostrar um cliente bittorrent simples e muito poderoso, mas instalado e a funcionar em Ubuntu, sendo que é uma aplicação gratuita e open source.

Trata-se do qBittorrent, bem ao estilo do já conhecido uTorrent. Está disponível para várias plataformas de sistemas operativos (Linux, Mac OS X, Windows, OS/2 e FreeBSD). O seu funcionamento é bem simples, fácil de configurar, não consome  muitos recursos do PC e a interface mostra toda a informação necessária sem confusões. Por todas estas razões é o meu cliente bittorrent de eleição no Ubuntu.

Vamos então proceder à instalação do qBittorrent no Ubuntu. Como estamos no Ubuntu abrimos o “Centro de Software Ubuntu” através do menu “Aplicações” do Ubuntu.
A maneira mais rápida de encontrar a aplicação é escrever o seu nome na caixa de procura (1), aparecendo na lista de  itens correspondentes, e de seguida clicar em “Instalar“(2).

qBittorrent no Centro de Software Ubuntu

qBittorrent no Centro de Software Ubuntu

Instalação do qBittorrent em curso

Instalação do qBittorrent em curso

Após a instalação concluída o qBittorrent fica disponível em “Aplicações“->”Internet“->”qBittorrent“.
Esta é a interface do qBittorrent, simples e com toda a informação no sítio certo, já a transferir um torrent da release Natty Narwhal Alpha 3 do Ubuntu 11.04 (que irá incluir de raiz a suite LibreOffice 3 já referenciado no meu artigo LibreOffice 3 – O fork do OpenOffice).

Interface do qBittorrent

Interface do qBittorrent

A meu ver, uma das funcionalidades que faz toda a diferença para outras aplicações bittorrent, é a possibilidade de podermos administrar o qBittorrent e os seus torrents via web browser. É extremamente poderoso, visto que podemos controlar praticamente toda a aplicação a partir de qualquer computador, smartphone, tablet, iPad, etc., desde que o dispositivo utilizado tenha acesso à Internet.

À semelhança do que já fiz com o uTorrent no artigo uTorrent – administração via Web com o No-IP (que também tem esta funcionalidade) testei o Web UI (Web User Interface) do qBittorrent que se portou lindamente.

Por defeito o Web UI está desactivado. Para activar e configurar vamos ao menu “Tools“->”Options” e na janela escolhemos “Web UI“. Marcamos o visto em “Enable Web User Interface“, podendo de seguida escolher a porta através da qual vai funcionar a Web UI (escolhi a 3070),  o Username (que deixei ficar admin) e a Password (escolhi uma a meu gosto). Estes são os dados de acesso à administração Web UI.

Activar Web UI no qBittorrent

Activar Web UI no qBittorrent

Para testar esta funcionalidade usei o No-IP, explicado no artigo No-IP cliente de actualização automática de DNS, que simplifica o acesso exterior ao nosso PC. Recomendo vivamente que consultem os dois artigos mencionados pois contêm informação crucial para algumas dúvidas e configurações.

Para facilitar, usei os mesmos dados escolhidos aquando do meu teste com o uTorrent:

  • http://pcdecasa.no-ip.info – a morada escolhida no No-IP
  • 3070 – a porta escolhida na configuração do qBittorrent

Ao colocar o endereço http://pcdecasa.no-ip.info:3070 surge a janela de acesso ao Web UI onde devemos colocar os dados definidos anteriormente na configuração.

Acesso ao Web UI do qBbittorrent

Acesso ao Web UI do qBbittorrent

Web UI do qBittorrent

Web UI do qBittorrent

Depois de efectuar a entrada com sucesso ficamos com a administração web do qBittorrent onde podemos fazer tudo tal como se estivéssemos a usar a aplicação instalada no computador, mas neste caso através do nosso dispositivo favorito com acesso à Internet.

Aqui fica a página oficial do qBittorrent: http://qbittorrent.sourceforge.net/

Em caso de questões, dúvidas, ou se têm mais algum truque de utilização do qBittorrent, deixe um comentário no final da página.

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus