Quando pensamos em printscreens lembramo-nos logo da famosa tecla “PrintScreen” do nosso teclado, que é realmente uma belíssima ferramenta para vos deliciar com os nossos artigos ilustrados. Mas no caso do Ubuntu existe um senão: essa mesma tecla não funciona quando queremos tirar um printscreen de um menu do Ubuntu que temos aberto.

Mas temos uma solução bem simples e prática com a ferramenta “Capturar uma Imagem do Ecrã” do Ubuntu, que está disponível nos Acessórios. Esta imagem foi capturada com esta ferramenta:

PrintScreen de menus do Ubuntu

PrintScreen de menus do Ubuntu

 

Esta ferramenta tem funcionalidades interessantes como um temporizador para a captura, se queremos capturar a área de trabalho completa, a janela actual ou uma área que seleccionarmos.

Ferramenta Capturar Imagem do Ecrã do Ubuntu

Ferramenta Capturar Imagem do Ecrã do Ubuntu

 

Para capturarmos os menus abrimos a ferramenta e escolhemos a opção “Capturar toda a área de trabalho”. Para que consigamos apanhar os menus na captura definimos o tempo de espera da captura por exemplo para 5 segundos ou mais. De seguida clicamos em “Capturar uma imagem do Ecrã” e vamos abrir o menu que pretendemos para que este fique na imagem.
Após a passagem do temporizador é tirado um printscreen automático aparecendo uma janela para escrevermos o nome do ficheiro e já está.

Guardar o PrintScreen

Guardar o PrintScreen

Desta forma já conseguimos ilustrar aqui os menus do Ubuntu sem quaisquer problemas!

Em caso de questões, dúvidas, deixe um comentário no final da página e partilhe com os seus amigos.

Poderá também gostar de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  • 1
  •