Hoje em dia a informação disponível na Internet é muito vasta e em grande quantidade. Por vezes em determinadas situações temos necessidade de guardar ou imprimir uma determinada página web que estamos a consultar, quer seja para papel, ficheiro PDF ou outros.

Até aqui tudo bem, mas e então se eu quiser fazer um printscreen completo da página que estamos a visualizar no momento? Podíamos usar o printscreen disponível no sistema operativo que estamos a usar, o problema é que quando temos algum scroll na respectiva página só vamos conseguir apanhar o que realmente estamos a visualizar no ecrã do computador.

Pois bem, é aqui que entra o Screengrab, um excelente addon/extra para o Firefox 3.0 ou superior. Este simplicíssimo addon permite-nos fazer um printscreen da página que estamos a visualizar de 4 formas diferentes, quer seja para um ficheiro ou para o clipboard (área de transferência) do sistema operativo:

  • a página inteira (Complete Page/Frame);
  • a parte visível da página no browser (Visible portion);
  • com base numa área de selecção que podemos definir (Selection);
  • ou a janela do browser (Window).

Para termos este addon disponível podemos aceder à página Screengrab – Add-ons for Firefox, e proceder à instalação do mesmo clicando em “Add to Firefox“.

Instalar Screengrab no Firefox

Instalar Screengrab no Firefox

 

De seguida aparece-nos uma janela para confirmarmos a instalação, assim que ficar disponível clicamos em “Instalar agora”.

Instalar Screengrab no Firefox

Instalar Screengrab no Firefox

 

Após a instalação concluída é necessário reiniciar o Firefox para que o addon fique disponível para utilização. Basta clicar em “Reiniciar agora”, o Firefox fecha e volta a abrir recuperando todos os separadores abertos anteriormente e conclui a instalação do Screengrab.

Reiniciar Firefox para instalar o Screengrab

Reiniciar Firefox para instalar o Screengrab

 

Neste momento já temos o Screengrab à nossa disposição. Para efectuarmos um printscreen com o Screengrab basta-nos clicar com o botão direito do rato sobre a página que queremos e escolher uma das 4 opções, seja para um ficheiro “Save…” ou para o clipboard “Copy…”:

As opções do Screengrab

As opções do Screengrab

 

Aqui mostro-vos o exemplo de um printscreen da página completa do Sistemas Operativos guardada directamente para um ficheiro:

Exemplo de página completa com o Screengrab

Exemplo de página completa com o Screengrab

Estou certo de que esta funcionalidade extra para o Firefox vai ser útil a muitos de vós tal como tem sido para mim!

Em caso de questões, dúvidas, deixe um comentário no final da página e partilhe com os seus amigos.

Poderá também gostar de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  • 1
  •