Pesquisar no Google Páginas de Portugal

Com as recentes mudanças que o novo acordo ortográfico que engloba e aproxima Portugal e o Brasil, também o Google, decidiu fazer algumas adaptações que não são muito proveitosas, para nós portugueses. Desapareceu em muitos casos, a opção de pesquisar no Google Páginas de Portugal, estando apenas a opção de pesquisar no google páginas em português.

Esta mudança é má em muitos níveis, tanto para aquelas pessoas que estão a ver o número de visitas dos seus blogues pessoais, descerem, como para empresas, que têm já uma considerável investimento em visibilidade na web.

google-pesquisar-paginas-em-portugues-sistemas-operativos-01google-pesquisar-paginas-de-portugal-sistemas-operativos-01O servidor do google redirecciona automáticamente os pedido de acesso para a página com o domínio do país de origem desse mesmo pedido de acesso . Contudo o sistema funciona também por língua, e com o processo de adaptação do novo acordo ortográfico estar a chegar ao fim, e a data oficial estar cada vez mais perto, no nosso caso em que a lingua de origem é o português tudo é carregado independentemente da origem geográfica do pedido, fazendo com que os resultados brasileiros, que têm maior expressão, ranking, e quantidade de páginas vistas, passem à frente dos resultados das páginas portuguesas.

Uma das maneiras de resolver esta situação é procurar a página de pesquisa avançada do google e definir os filtros de linguagem e região para Portugal (pt-pt), embora esta maneira não garanta aparecer de novo a opção de pesquisa no google de páginas de portugal.

Outra solução é configurar no seu browser (exemplo para FireFox) a página de entrada com as definições da região de Portugal, e assim forçar os resultados das pesquisas para encontrar o que procura, tal como se pode ver nas próximas imagens.

google-pesquisar-paginas-de-portugal-sistemas-operativos-02

1. Aceder ao menu FERRAMENTAS.

2. Aceder OPÇÕES.

google-pesquisar-paginas-de-portugal-sistemas-operativos-033. Definir a Página Inicial com as configurações para pesquisas Google páginas de portugal.

 Caso nenhuma destas duas estratégias funcione, pode experimentar esta ligação direta para pesquisa no google páginas de portugal.

Para mais informações pode consultar o fórum de ajuda da própria google.

 Espero que este artigo tenha sido útil e que possa ajudar nas suas pesquisas online. Entretanto deixe aqui a sua experiência, sobre este assunto, ou alguma dúvida.

 

Adriano Cruz

Adriano Cruz é um profissional de Informática interessado em Internet, Fotografia e blogging. Nos tempos livres escreve nos InteressesPessoais.com sobre Fotografia, Software utilitário e Gadgets...

More Posts - Website

  • Pedro Costa

    ou então usar o Opera e integrar qualquer tipo de pesquisa (google português, aqui a pesquisa do vosso site…qualquer tipo de pesquisa) no browser :P