Este artigo pretende ser o primeiro de um conjunto de artigos onde pretendo partilhar os utilitário que tenho instalados no meu computador com sistema operativo MS Windows XP Profissional.

Como já tinha mencionado no último post, costumo utilizar a maior parte dos meus utilitários nas suas versões portable, por afectarem menos o desempenho do sistema operativo. É este o caso para o utilitário de manipulação de PDF’s que utilizo. Trata-se do PDFTK Builder Portable, uma versão mais leve do software PDFTK Builder, mas numa versão portable. As principais funcionalidades permitem juntar PDF’s, separar PDF’s e até inserir uma marca de água ou carimbo em PDF’s existentes. Para concluir a apresentação, falta dizer que o PDFTK Bulider é uma aplicação gráfica do pdftk, a aplicação que realmente faz todas as operações mas em linha de comandos.

As 5 funções principais deste software são:

  • Juntar PDF’s (Collate) – Permite reordenar, duplicar ou apagar páginas num mesmo documento PDF ou juntar vários documentos ou páginas de documentos PDF distintos num único documento. É ideal para juntar vários documentos PDF num único;
  • Separar PDF’s por páginas (Split) – Permite criar um ficheiro PDF por cada página existente no ficheiro PDF original. Se temos um ficheiro PDF com várias páginas, mas só necessitamos de partilhar uma ou duas dessas páginas por exemplo, esta é a opção ideal – parte o ficheiro original em tantos ficheiros PDF quantas páginas esse ficheiro tenha;
  • Adicionar marca de água ou carimbo a PDF’s (Background or Stamp) – Uma funcionalidade realmente útil, permite adicionar o que pretendermos como marca de água a qualquer documento PDF existente! Enviaram-nos um ficheiro PDF para partilhar ou publicar, mas falta-lhe o logótipo da organização? Não existe necessidade de pedir um novo ficheiro PDF – utilizando a opção Background or Stamp podemos nós mesmos adicionar o logótipo em falta. Podemos ainda escolher entre aplicar a marcação a todas as páginas do documento ou apenas na primeira. De salientar que se escolhida a opção “Background” a marca que aplicarmos aparecerá por baixo do conteúdo das páginas, mas se escolhermos a opção “Stamp” a marcação aparecerá por cima do conteúdo, como se carimbada no documento;
  • Rodar páginas do PDF (Rotate) – Permite rodar (alterar a orientação) uma página ou um intervalo de páginas num documento PDF existente;
  • Proteger PDF com password (Password Protection) – Indicando uma password, pode-se proteger o documento gerado, com diferentes permissões ao nível do “dono” do ficheiro e do utilizador normal. A password de “dono” não impede os utilizadores de lerem o documento, mas permite restringir outras acção que os utilizadores possam tentar fazer: imprimir, copiar o conteúdo, desproteger, etc. Ao especificarmos uma password de utilizador, apenas quem souber essa mesma password conseguirá abrir o documento para leitura.

Explicadas as funcionalidades, passa-se a explicar a interface do programa.

A imagem que se segue apresenta o interface inicial do PDFTK:

Interface do PDFTK

Interface do PDFTK

A verde, na imagem anterior, realçam-se os vários separadores do programa. Cada um deles dá acesso ás funcionalidades enumeradas anteriormente.

A azul, na imagem anterior, realça-se a área onde são listados os vários documentos que o utilizador escolhe, quando a acção pretendida é a de juntar 2 ou mais documentos PDF, ou de juntar determinadas páginas desses documentos.

A amarelo, estão realçados os campos das passwords, tanto de dono como de utilizador, sendo que cada uma destas opções já foi explicada no inicio.

Para finalizar, a vermelho estão contornadas as várias opções que, no caso de se optar por proteger o documento, os utilizadores poderão ou não fazer com o documento final gerado pelo PDFTK.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus