Tem um computador com wireless e gostava de trocar ficheiros com outros computadores, telefones, etc, através dessa ligação wireless? Ou fazer uma rede wireless em sua casa sem ter que comprar um router? Tudo isto é possível com o Virtual Router Manager. O Virtual Router Manager é uma aplicação gratuita que utiliza uma das novas funcionalidades incorporadas no Windows 7, que permite a virtualização de uma ligação de rede.

Neste caso vamos partilhar a ligação wireless do nosso portatil com Windows 7 com outros dispositivos que também tenham ligação wireless.

Como partilhar uma ligação wireless com o Virtual Router Manager

Imediatamente após a conclusão da instalação do Virtual Router Manager, o programa inicia-se, aparecendo o ecrã para efectuar as configurações da sua rede virtual.

Configuração Virtual Router - Passo 1

1 – deve preencher-se o campo Network Name (SSID) com o nome que pretendemos para a rede, e preencher o campo Password com a password que irá dar acesso à nossa rede virtual. Certifique-se de que coloca uma password relativamente complexa, pois não queremos que qualquer um aceda à rede.
2 – escolhemos a placa de rede que pretendemos partilhar em Shared Connection. A não ser que tenha mais que uma placa de rede wireless, a placa por defeito deverá ser a configuração correcta.
A – No caso da placa de rede não aparecer na lista, clique no botão Refresh. Se continuar a não aparecer, reinicie o computador e tente novamente.
3 – depois de tudo configurado, basta clicar no botão Start Virtual Router

Neste passo, foi quando peguei no meu telefone Samsung Galaxy (poderia ser outro qualquer aparelho com ligação wireless) e efectuei a ligação ao router virtual que acabamos de configurar. Basta inserir a password que colocamos na configuração do Virtual Router Manager.

Configuração Virtual Router - Passo 2

B – quando quisermos desligar o router virtual basta clicar no botão Stop Virtual Router
C – é de notar que à medida que os aparelhos se vão ligando ao router virtual, esses aparelhos serão listados na secção Peers Connected. Esta lista irá ajudar também a determinar se temos algum intruso ligado ao nosso router virtual

Nota: como havia referido, a imagem acima mostra o meu telefone Samsung Galaxy na lista de peers ligados

Enquanto o Virtual Router estiver a correr, podemos fechar a janela do programa em qualquer momento. O programa continuará a funcionar na área de notificação do Windows.

Configuração Virtual Router - Passo 3
Para aceder ao programa depois de termos fechado a janela do programa, deve seguir-se os passos:
1 – clicar na seta da área de notificação do Windows para abrir a lista das aplicações que estão a correr
2 – clicar com o botão direito do rato no icon do Virtual Router para abrir o menu. De seguida clicar na opção Manage Virtual Router para voltar a abrir a janela do programa.

É de salientar que existem alguns problemas de compatibilidade com algumas placas de rede Wi-Fi, o que deverá ser tido em atenção caso tenha problemas com a configuração. O suporte da placa estará relacionado com ter instalado drivers que sejam certificados para Windows 7. Parte dos requerimentos para um driver wireless ser certificado para Windows 7 passa por ter suporte para Wi-Fi Virtual e Wireless Hosted Network.

Para concluir aqui fica o link para o download do software Virtual Router Manager.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus