A Mozilla acabou de lançar o Thunderbird 16, com uma lista de alterações relativamente pequena, e uma mão cheia de correcções de bugs, problemas de segurança e melhorias a nível da estabilidade. Esta nova versão traz apenas 2 novas funcionalidades: a integração com o serviço Box.com à lista de serviços de armazenamento online que podemos utilizar com o Thunderbird Firelink, e a adição de actualizações silenciosas.

O Thunderbird Firelink, para os que não estão familiarizados com as versões mais recentes deste programa cliente de email, é uma funcionalidade introduzida na versão 13, e que permite aos utilizadores efectuar o upload de anexos para um serviço de armazenamento online em vez de utilizarem o serviço de anexos dos fornecedores do serviço de email. O Thunderbird substitui automaticamente o anexo da mensagem por um link para o ficheiro colocado no serviço de armazenamento online. Isto não só facilita os utilizadores a ultrapassar a barreira do problema dos limites dos tamanhos dos anexos impostos pelos fornecedores do serviço de email, como também ajuda os utilizadores a pouparem espaço nas suas caixas de correio – tanto para o emissor, como para o receptor do email. Como beneficio adicional, enviar e receber ficheiros de grandes dimensões é muito mais rapido, particularmente quando estão envolvidos multiplos destinatários.

A partir do Thunderbird 16, os utilizadores poderão escolher entre os serviços Box.com, YouSendIt e UnbutuOne como os fornecedores de espaço de armazenamento online. Para ajudar os utilizadores a começarem a utilizar esta funcionalidade, o serviço Box.com esta a oferecer 25GB de espaço gratuito na cloud para novos utilizadores que se registem através deste link especial destinado aos utilizadores do Thunderbird.

A outra nova funcionalidade é a inclusão de actualizações silenciosas do software. Se tivermos a funcionalidade de auto-actualização activa nas configurações do Thunderbird, este irá efectuar o download e instalação, de modo silencioso, sem sequer nos avisar, das actualizações que tiver disponiveis.

A última versão do Thunderbird pode ser obtida no site oficial.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus