Multiprogramação, pseudoparalelismo e multiplexagem

A multiprogramação consiste na execução em paralelo (ou de forma concorrente) de vários programas ao mesmo tempo.

Esta execução paralela de diversos programas não pode ser considerada no sentido estrito do termo em máquinas monoprocessador (que apenas têm um CPU). Neste caso, num determinado momento, o processador só consegue executar um programa/processo.

Considerando um espaço de tempo muito curto, esse paralelismo não é real, pelo que a execução de sistemas operativos multiprogramados num computador com um único processador recebe a designação de pseudoparalelismo.

Designando-se por processo uma actividade que se executa autonomamente, cabe ao sistema operativo fornecer os mecanismos que permitam executar sucessivamente os vários processos, criando a ilusão do paralelismo e escondendo do utilizador todos os detalhes recacionados com a gestão do processador.

Este tipo de funcionamento leva-nos vurgarmente a dizer que o processador é multiplexado entre os processos que se executam em paralelo. Quer isto dizer que os conjuntos de instruções de diversas actividades/processos são executados alternadamente por um só processador físico. Sempre que o processador deve ser comutado de um processo para outro, é invocada uma função designada por despacho.

É o escalonador (scheduler), uma componente do núcleo do sistema operativo, que executa a política que define a que processo se deve atribuir o processador. Este, tem critérios perfeitamente definidos para decidir que processos devem ser executados, sendo todo este processo perfeitamente transparente para o utilizador.

Processador com 2 núcleos - Dual core

Processador com 2 núcleos - Dual core

Bibliografia consultada:
MARQUES, J., FERREIRA, P., RIBEIRO, C., VEIGA, L., RODRIGUES, R., Sistemas Operativos. Lisboa: FCA Editora, 2009

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus

  • José SL

    Muito legal