Certamente que já vos aconteceu chegarem ao ponto de não saberem como ficaram quase sem espaço no vosso disco. No nosso dia-a-dia com tantas transferências de ficheiros entre discos e pens usb, downloads, instalação de jogos e programas chegamos a um ponto que não sabemos bem como é possível que o nosso “grande” disco rígido esteja cheio. O verdadeiro quebra cabeças vem quando queremos libertar espaço e não sabemos onde está o que podemos apagar. Pois bem, é aqui que entra uma verdadeira ajuda com o Free Disk Analyzer que vos vou dar a conhecer.

Depois de escolhermos o nosso disco para o Free Disk Analyzer vasculhar o seu conteúdo começamos a ter os resultados ordenados e agrupados por 3 critérios diferentes: por conteúdo; por ficheiros; e por pastas. Com estas listagens em ordenação descendente, conseguimos ver facilmente, por exemplo, qual a pasta que está a ocupar mais espaço no nosso disco e assim localizar e seleccionar mais rapidamente o que podemos e pretendemos eliminar libertando espaço no disco.

Free Disk Analyzer

Free Disk Analyzer

Temos ainda acesso directo a duas ferramentas que são parte integrante do Windows. Em Cleanup é lançada a ferramenta de limpeza de disco que também nos ajuda a libertar algum espaço no disco. Em Tools podemos executar algumas tarefas de melhoramento do desempenho do disco, incluindo também limpeza do disco e desfragmentação do disco.

Em baixo temos então acesso à visualização dos 3 critérios de visualização dos resultados: Contents, Largest Files, Largest Folders.

Certamente existem outras aplicações para o efeito, mas o Free Disk Analyzer é das que melhores já vi, pois é de fácil entendimento, simples e bastante funcional, informativa e acima de tudo completamente gratuita!

Está disponível no site oficial: Free Disk Analyzer

Experimentem e fiquem a saber onde e o que vos está a consumir o espaço do vosso disco 😉

Poderá gostar também de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  • 2
  •  
  • 1
  •