A próxima versão do processador de texto da Microsoft, que irá ser o Word 2013, irá ter uma nova funcionalidade que deverá ter algum impacto na forma como temos utilizado ficheiros PDF até aos dias de hoje. De acordo com o site Liveside, o novo Microsoft Word 2013 irá conseguir abrir e editar ficheiros PDF.

Até agora, editar ficheiros em PDF não era uma tarefa fácil nem barata. Apesar de existirem alguns editores de PDF gratuitos, as suas capacidades de edição são limitadas. O único verdadeiro editor de ficheiros PDF existente actualmente é o Adobe Acrobat. No entanto, ainda não se sabe ao certo até que ponto irão as capacidades de edição de ficheiros PDF por parte do novo Word 2013.

Já foi anunciado que o novo Word 2013 irá proporcionar uma nova experiência de leitura tanto para documentos do Word como para documentos PDF, reorganizando o texto de forma automática em colunas.

Modelo de leitura do Word 2013

Modelo de leitura do Word 2013

Além disso, o Word 2013 irá suportar a utilização de marcadores de páginas, o que irá permitir ao utilizador ir imediatamente para a página onde tinha ficado da última vez que tenha aberto determinado documento.

Marcadores no Word 2013

Marcadores no Word 2013

É de notar que o Office 2010 já permite guardar documentos no formato PDF, mas esta será a primeira vez que o Office terá a capacidade de abrir e editar documentos PDF. Assim, o Office 2013 parece ser a “morte” do Adobe Reader e de tantos outros leitores de documentos PDF como o Foxit Reader, por exemplo.

A primeira versão beta do novo Office 2013 é esperada durante a próxima semana.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus