Já aqui se falou de Virtualização de Sistemas, e também já se apresentaram softwares de virtualização gratuitos para Windows.

Ambos estes termos implicam também que falemos em máquinas virtuais.

Uma máquina virtual é um componente de software capaz de executar aplicações, de forma mediada, fazendo-as crer que se executam sobre uma máquina real.
Embora semelhantes com os Sistemas Operativos nos objectivos, existe uma diferença fundamental: o nível de abstração oferecida.

O software que permite a virtualização é na realidade um monitor de máquinas virtuais (hypervisor), responsável por  criar, disponibilizar e gerir um número de instâncias de máquinas virtuais propriamente ditas.

Os monitores de máquinas virtuais podem ser caracterizados de acordo com o tipo e o nível de virtualização oferecido.
Tipo-1 – executam-se directamente sobre o hardware do computador (o original IBM CP/CMS de 1966 e o actual IBM z/VM).

Tipo-2 – são executados no ambiente de um sistema operativo anfitrião (host) instalado no computador (Xen, VMWare Server da VMWare, VirtualPC da Microsoft, VirtualBox, etc.).

Os sistemas executados numa máquina virtual são designados por sistemas convidados (guest OS).

Vantagens da utilização de máquinas virtuais

Robustez/segurança: eventuais vulnerabilidades apenas afectam a máquina virtual.

Flexibilidade: possibilidade de correr vários sistemas operativos no mesmo computador. Agregação da plataforma num único ficheiro para salvaguarda, transferência e distribuição de aplicações.

Eficiência/produtividade: consolidação de máquinas-servidor subutilizadas em clusters de servidores virtuais. Manter em produção e melhorar o desempenho de aplicações para hardware descontinuado.

Nível de virtualização

O nível de virtualização pode ser total (a máquina virtual consegue executar qualquer sistema operativo que esteja preparado para correr nesse processador – Xen, VMWare, VirtualPC, VirtualBox) ou parcial, não podendo as máquinas
virtuais correr sistemas diferentes do anfitrião (FreeBSD Jails exclusivo para FreeBSD).

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e “matar” o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus

  • 5
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •