O Google Maps para android é certamente uma aplicação a ter instalada no nosso dispositivo. Até à pouco tempo para podermos usar esta aplicação tínhamos de ter uma ligação de dados activa, quer por 3G ou WiFi, o que acabava por ser um problema, pois em sítios sem cobertura para ligação de dados tornava-se inútil. Pois bem, na mais recente actualização do Google Maps isto deixou de ser um problema, sendo que agora podemos guardar partes de mapas no nosso dispositivo para que nessas áreas possamos ter o nosso mapa em modo offline.

 Para começarmos basta abrirmos o Google Maps para android com uma ligação de dados activa (3G ou WiFi). Recomendo que neste ponto tenham uma ligação de dados WiFi activa, além de ser mais rápido descarregar a parte do mapa que queremos não temos de nos preocupar com o volume de dados transmitidos como no 3G. Acedemos às opções dos mapas e escolhemos “Disponibilizar offline“:

Disponibilizar mapa em offline

Disponibilizar mapa em offline

De seguida escolhemos a região que queremos que esteja disponível offline. Basta deslocar a região com o dedo para ajustarmos e até mesmo efectuar zoom de forma a abrangermos mais ou menos região. Quando tivermos definida a região pretendida basta tocarmos em “Concluído“, e inicia-se de seguida a transferência deste pedaço do mapa.

Definir parte do mapa para guardar e usar em offline

Definir parte do mapa para guardar e usar em offline

Descarregar Mapa

Descarregar Mapa

E cá temos o nosso mapa já na lista de mapas offline. Podemos definir nomes para cada um dos mapas, neste caso dei-lhe o nome de “Serra de Montejunto“.

O nosso mapa já na lista offline

O nosso mapa já na lista offline

Todos os mapas que guardamos para usarmos em modo offline são guardados no cartão de memória que estiver ligado no vosso android, o que para muitos é um alívio, pois nem todos os dispositivos android têm elevada capacidade de armazenamento interna. Se não tiverem cartão de memória obviamente que será guardado na memória interna do vosso dispositivo android.

Para acedermos à lista dos mapas offline basta entrarmos em “Os Meus Locais” e de seguida deslizar até “OFF-LINE“, ou então nas opções dos mapas (já sem ligação de dados activa) escolhemos “Mostrar lista off-line“. Depois de escolhermos um dos mapas estamos prontos para navegar no mapa em modo offline, bastando para isso terem o GPS ligado. Dentro da área do mapa guardado não irão precisar de ligação de dados.

Ver lista de mapas em offline

Ver lista de mapas em offline

Escolher o mapa para modo offline

Escolher o mapa para modo offline

A área do nosso mapa offline

A área do nosso mapa offline

Apesar de ser uma excelente aplicação e que com esta novidade ainda tenha ficado melhor, esta nova funcionalidade não nos permite guardar os mapas de satélite. Por vezes há certos caminhos que não estão contemplados no mapa normal, mas que pelos mapas de satélite nos conseguimos orientar. Certamente não deverá demorar muito até que incluam mais esta funcionalidade numa futura actualização do Google Maps para android.

Espero que com esta dica nunca mais se percam 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus