Os vírus são uma terrível dor de cabeça, e às vezes esgotamos as nossas opções ate que aquela velha solução de formatar e instalar tudo de novo, parece a única luz ao fim do túnel, se ainda quisermos compactuar com as tecnologias.

No entanto e como já referimos anteriormente, há ferramentas, umas melhores, outras piores, que nos ajudam a ultrapassar obstáculos, às vezes tão mais incómodos, do que realmente nefastos.

kaspersky-img-01-interesses-pessoais

Hoje vamos aqui apresentar uma opção viável, para aqueles profissionais que gostam de estar preparados, para sem piedade abater todos os bugs que possam surgir no seu sistema. Falamos dos Rescue Disk’s. Já existem há algum tempo, e são uma poderosa ferramenta e já safaram muitos técnicos informáticos e afins. Mas a eterna questão é, qual dos existentes será o melhor e porquê?

Viemos aqui hoje dar a nossa opinião e justificar o porque de considerar o Rescue Disk da Kaspersky, a nossa escolha. Se bem que é muito simples, eu procuro sempre utilizar software que seja ao mesmo tempo o mais simples e intuitivo de utilizar, não pensando em mim, mas naqueles a quem eu irei aconselhar e que pouco dever têm de conhecimentos técnicos, e ao mesmo tempo procurando sempre uma ferramenta que consiga fazer o seu trabalho, ou seja cumprir a sua função o melhor possível, sem incomodar quem a utiliza, seja por constantes perguntas e confirmações, seja por uma linguagem técnica exagerada.

Kaspersky, é então para mim a melhor escolha sobre os actuais Rescue Disk’s gratuitos, pelo simples facto de poder ser instalado numa pen-usb, em vez do tradicional disco óptico (Cd-Rom) e ainda pela função das suas definições e listas de malware poderem ser actualizáveis (updatable). Estas duas particulariedades juntas tornam este Rescue Disk muito vantajoso, pois como está instalado numa pen-usb, não se gasta um cd-rom de cada vez que se necessita dele, nem se necessita de criar um novo Rescue Disk só pelo facto das definições estarem velhas.

Enfim, chega de conversa e vamos passar à acção, e vou passar a demonstrar nalguns passos a instalação e criação do Kaspersky Rescue Disk.

1. Passo

Download do Kaspersky Rescue Disk e do utilitário Rescue to Usb é a primeira fase do nosso projecto.

kaspersky-img-02-b-interesses-pessoais

Kaspersky Rescue Disk 10

kaspersky rescue2usb

Kaspersky Rescue2usb

2- Passo

Executar Kaspersky Rescue2Usb

Atenção a um pormenor, na altura de escolher aonde se vai extrair os ficheiros de instalação do Kaspersky Rescue2Usb, é importante não escolher a pen-usb, senão a instalação posterior do Kaspersky Rescue Disk 10 vai dar erro. É pois muito importante escolher uma pasta temporária, aonde este utilitário ficará instalado.

kaspersky-img-03-b-interesses-pessoais

 Kaspersky Rescue2Usb

3. Passo

Criação propriamente dita do nosso Kaspersky Rescue Disk 10.

Depois de executado o Kaspersky Rescue2Usb, irá aparecer uma nova janela com o Kaspersky Usb Rescue Disk Maker. Aqui vamos indicar ao Kaspersky Usb Rescue Disk Maker, aonde está a imagem ISO do Kaspersky Rescue Disk 10, e de seguida é só carregar o gigante botão START.

Kaspersky Usb Rescue Disk Maker

Kaspersky Usb Rescue Disk Maker

4. Passo

Instalação e criação do Kaspersky Rescue Disk Concluída.

Kaspersky Rescue Disk 10 Instalado com Sucesso

Kaspersky Rescue Disk 10 Instalado com Sucesso

Finda a criação do Kaspersky Rescue Disk, vamos agora testar para ver se funciona em perfeitas condições.

A utilização do nosso recentemente criado Kaspersky Rescue Disk, têm ainda algumas caracteristicas de salientar. A primeira delas é que é necessário activar o Boot no disco Usb pela Bios do nosso pc. E depois é só deixar o nosso sistema arrancar através do Kaspersky Rescue Disk, escolher a linguagem e o modo gráfico para ser mais intuitivo.

first-boot-usb-disk-interesses-pessoais

1º Boot do sistema tem de ser um Disco Usb

kaspersky-rescue-disk-interesses-pessoais-img01

kaspersky-rescue-disk-interesses-pessoais-img02

kaspersky-rescue-disk-interesses-pessoais-img03

E prontos, podemos agora fazer um scan geral ao nosso sistema e deixar que o Kaspersky Rescue Disk mate todos os virus e outros malwares.

Espero que seja útil, e quando experimentarem deixem aqui a vossa experiência.

Adriano Cruz

Adriano Cruz é um profissional de Informática interessado em Internet, Fotografia e blogging. Nos tempos livres escreve nos InteressesPessoais.com sobre Fotografia, Software utilitário e Gadgets...

More Posts - Website