Hoje vou mostrar-vos uma das funcionalidades que mais utilizo no IZarc: criar ficheiros que se auto-extraem sem ser necessário ter o IZarc ou qualquer outra ferramenta de descompressão instalada no PC onde se quer descomprimir o ficheiro.

O IZarc tem uma funcionalidade que uso com alguma frequência, para que desta forma não me tenha de preocupar se o PC onde quero descomprimir determinado ficheiro tem ou não uma ferramenta de descompressão instalada.

Para começarmos temos de ter o IZarc instalado (ver aqui como instalar) e ter já um ficheiro comprimido, para tal, vamos criar um para exemplificar:

Clicamos com o botão direito em cima de um ficheiro (neste caso um ficheiro de texto chamado “Teste_AutoExtract.txt”) escolhemos IZarc -> Adicionar para Teste_AutoExtract.txt

IZarc - Ficheiros auto-extraíveis

IZarc – criar ficheiro zip

Agora que já temos o nosso ficheiro zip, clicamos com o botão direito em cima deste ficheiro zip e escolhemos IZarc -> Criar ficheiro auto-descompactável (.EXE)

IZarc - Ficheiros auto-extraíveis

IZarc – criar ficheiro auto-extraível

Após este passo vai-nos surgir a seguinte janela para definirmos algumas opções para o ficheiro:

IZarc - Ficheiros auto-extraíveis1 – podemos definir a pasta para onde o ficheiro se irá extrair, poderíamos colocar por exemplo C:\UmaPasta, no entanto se colocarmos os símbolos >< os ficheiros serão extraídos para uma pasta temporária (definida pelo Windows);

2 – texto que aparece no título do .exe (Auto-extrair ficheiro compactado);

3 – mensagem com informação sobre o ficheiro e/ou conteúdo. Trata-se de uma mensagem que aparece antes do processo de extracção;

4 – que tipo de mensagem se trata o ponto 3, temos 3 possibilidades;

5 – se a pasta e/ou ficheiros já existirem, o que fazer com eles? Basta escolher a opção mais adequada;

6 – se quisermos que após a extracção aconteça mais alguma coisa, podemos por exemplo abrir o ficheiro de texto que foi extraído. Neste caso teremos de recorrer ao notepad para tal. Deste modo colocamos: Notepad|><Teste_AutoExtract.txt

7 – mais algumas opções para o ficheiro, entre as quais a opção “Criar Auto-Executável SFX”, pois permite que a extracção decorra sem ser necessária a intervenção do utilizador.

Qualquer uma destas opções está bem explicada na ajuda do IZarc, bastando clicar em Ajuda e dar uma vista de olhos.

Clicamos em OK e o ficheiro .exe é criado

IZarc - Ficheiros auto-extraíveis

IZarc – ficheiro auto-extraível criado

Se clicarmos em Sim, podemos testar imediatamente o ficheiro criado, que de acordo com as opções escolhidas neste exemplo, aparecem as seguintes janelas/mensagens:

IZarc - Ficheiros auto-extraíveis

IZarc – a mensagem que definimos

IZarc - Ficheiros auto-extraíveis

IZarc – a pasta temporária do Windows

IZarc - Ficheiros auto-extraíveis

IZarc – mensagem de extracção com sucesso

IZarc - Ficheiros auto-extraíveis

IZarc – após a extracção este é o ficheiro que abre tal como defini nas opções anteriores

Este tipo de ficheiros é muito usado em contextos de instalação de software e outro tipo de acções semelhantes. Para instalações de software mais complexas existem outras ferramentas deste tipo mas muito mais poderosas. No que refere apenas a compactação e auto-descompactação esta é a ferramenta ideal, poderosa e bem simples de trabalhar.

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus