Por vezes há-que tornar determinados ficheiros mais pequenos, quer seja por uma questão de reduzir o espaço ocupado pelos mesmos ou para juntar vários ficheiros num só. Para esta finalidade existem várias ferramentas de compressão/descompressão, mas quero destacar uma delas em especial, o Izarc.

É completamente gratuita quer em ambiente empresarial quer doméstico (informação que confirmei directamente com o responsável do projecto). É bastante fiável e poderoso, suporta os mais variados formatos de compressão, entre os quais se destacam os formatos mais famosos ZIP, RAR e ARJ, e conta com interface em Português (configurável).

Integra com a shell do Windows Explorer, ou seja, ao clicarmos com o botão direito do rato em cima de um ficheiro num dos formatos conhecidos, permite-nos efectuar várias operações com o ficheiro, como por exemplo extrair (descomprimir) os ficheiros, criar um ficheiro auto-extraível (neste caso podemos usá-lo noutro sem ter o IZarc instalado). O mesmo acontece com pastas e outros ficheiros, mas nestes casos será para comprimir a pasta(s) e/ou ficheiro(s).

Para instalarmos, vamos à página oficial do IZarc, das três opções de download escolhemos a primeira (IZarc version 4.1) tal como mostra a seguinte imagem:

IZarc Download

IZarc Download

Após o download concluído basta seguir os passos de instalação:

Instalação IZarc

Início da instalação

Nesta etapa podemos dar uma vista de olhos nos termos de licença, que saliento mais uma vez, é de livre utilização quer em ambientes empresariais quer domésticos.

Instalação IZarc

Termos de licença do IZarc

Instalação IZarc

Pasta onde o IZarc vai ficar instalado

Instalação IZarc

Nome do menu do IZarc que vai aparecer no “Menu Iniciar” do Windows

Instalação IZarc

Atalhos adicionais que se podem seleccionar

Instalação IZarc

Informações do início de instalação

Instalação IZarc

Instalação a decorrer

Após a cópia de ficheiros estar concluída aparece-nos uma janela onde podemos escolher que idioma pretendemos usar para trabalhar com o IZarc. Neste exemplo escolhi o nosso Português de Portugal.

Instalação IZarc

Configuração do idioma

A próxima janela de configurações tem mais opções que se podem personalizar. Aqui depende das preferências de cada um, mas normalmente não altero nenhuma das opções, ficando em funcionamento as opções que já vêm configuradas.
Nesta fase talvez a configuração mais importante seja a “Associação de Ficheiros”, pois aqui podemos definir que tipos de ficheiros ficam associados ao IZarc, pois podemos querer que determinados tipos de ficheiros abram com um programa diferente. Um bom exemplo são os ficheiros do tipo ISO, que deverão abrir com um programa de gravação de DVDs/CDs.

Instalação IZarc

Configurações de Associação de Ficheiros, Extensões do Explorer, etc.

E já temos a instalação terminada, podendo passarmos a usar o IZarc para comprimir/descomprimir ficheiros, e algumas coisas mais.

Instalação IZarc

Instalação Concluída

Fica aqui uma amostra da janela principal do programa.

Instalação IZarc

A Janela Principal

Além de comprimir e descomprimir ficheiros/pastas, o IZarc inclui várias ferramentas/funcionalidades bastante interessantes (que irei partilhar convosco brevemente), como por exemplo:

  • Converter Imagens de CD (BIN, MDF, NRG e PDI para ISO)
  • Criar Ficheiros Multi-Volume (por exemplo criar um ficheiro zip dividido em vários ficheiros de 30Mb)
  • Transformar um ficheiro zip num ficheiro auto-extraível

Esta é a minha ferramenta de eleição no que toca a comprimir/descomprimir ficheiros. No meu dia-a-dia, tanto na empresa como em casa, utilizo o IZarc constantemente, por isso estou completamente consciente de que é uma ferramenta muito poderosa e fiável e que recomendo vivamente a experimentarem, pois não se vão arrepender.
Fiquem atentos aos próximos artigos sobre ferramentas/funcionalidades do IZarc que irei partilhar brevemente.

Poderá também gostar de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •