Actualmente em todos os computadores recentes é possível fazermos boot a partir de uma pen usb em alternativa ao DVD/CD e as velhinhas disquetes. Com uma pen usb podemos instalar o Windows 7 ou o Windows 8 em apenas 15 minutos!

Vamos ver como podemos criar uma instalação do Windows 7 ou Windows 8 através de uma pen usb. Este tutorial funciona a 100%, eu mesmo comprovei todas as fases e instalação do Windows 7 (a instalação do Windows 7 não será mostrada aqui).

Requisitos

  • Pen usb com 4GB no mínimo
  • DVD com os ficheiros de instalação do Windows 7 ou Windows 8

Sigam os passos abaixo para criar uma pen usb com boot para o Windows 7 ou Windows 8 com a qual podemos instalar um destes dois sistemas operativos a partir da pen. Neste tutorial usei o Windows 7 para criar esta pen usb.

Passo 1: Inserir o DVD do Windows, ligar a pen usb e criar uma cópia de segurança do conteúdo da pen, pois a pen será completamente apagada:

Unidade USB e unidade DVD

Unidade USB e unidade DVD

No meu caso a pen usb tem a letra G e a unidade de DVD tem a letra F. É com estas letras de unidade que vamos trabalhar mais abaixo. No vosso caso verifiquem quais as letras atribuídas às vossas unidades.

Passo 2: Abrir a linha de comandos em modo Administrador:

Iniciar linha de comandos como Administrador

Iniciar linha de comandos como Administrador

Passo 3: Já com a linha de comandos aberta começamos por executar o seguinte comando: diskpart

diskpart

diskpart

Passo 4: Vamos agora executar o comando list disk que nos vais mostrar os discos ligados no computador:

list disk

list disk

Passo 5: A minha pen usb está identificada como “Disco 1”, logo vou executar o comando select disk 1. Vejam qual é o vosso caso!

select disk 1

select disk 1

Passo 6: De seguida vamos limpar as partições da pen usb com o comando clean

clean

clean

Passo 7: Vamos agora criar uma partição primária na pen usb com o comando create partition primary

create partition primary

create partition primary

Passo 8: Vamos seleccionar a partição 1 com select partition 1

select partition 1

select partition 1

Passo 9: Marcamos a partição como activa active

active

active

Passo 10: E agora formatamos a partição no formato ntfs com format fs=ntfs

format fs=ntfs

format fs=ntfs

Passo 11: Por fim executamos o comando assign para atribuir uma letra à unidade usb e de seguida executamos o comando exit para concluirmos o processo:

assign

assign

nova letra da unidade usb: H

nova letra da unidade usb: H

Neste momento a minha unidade usb ficou com a letra H atribuída. Verifiquem com que letra ficou a vossa unidade para prosseguirem para os passos seguintes.

Passo 12: De seguida vamos entrar na pasta boot do DVD com o comando f: seguido de cd boot e logo depois executamos o seguinte comando: bootsect.exe /nt60 h: (não se esqueçam de verificar a letra da unidade usb, que no meu caso é a h).

bootsect.exe /nt60 h:

bootsect.exe /nt60 h:

Passo 13: Para finalizar basta copiarem todo o conteúdo do DVD do Windows para a pen e já está!

copiar conteúdo do DVD do Windows 7 para a pen usb

copiar conteúdo do DVD do Windows 7 para a pen usb

Agora já estão prontos para efectuar instalações do sistema operativo Windows 7 ou Windows 8 por pen usb, o que dá imenso jeito em computadores que não vêm equipados com leitor de DVD, como é o caso dos Eee PC.

Para a instalação não se esqueçam de no arranque do computador escolherem arrancar do dispositivo usb, mas certifiquem-se de que o computador onde querem instalar suporta boot a partir de dispositivos usb!

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus