Se querem ter um servidor Web com PHP e MySQL a funcionar no vosso Windows, mas não querem usar o  IIS do Windows, esta é a alternativa ideal: WAMP Server (Windows Apache MySQL PHP).

Trata-se de um pacote que instala automaticamente o Apache Web Server, PHP, MySQL Server e phpMyAdmin, sem que tenhamos que efectuar quaisquer configurações extra. É incrivelmente simples de instalar e fica imediatamente pronto para se usar.

Para começarmos efectuamos aqui o download do WAMP Server, iniciamos a instalação e limitamo-nos a aceitar todas as opções que aparecem na instalação, pois não há necessidade de as alterar.
Finalizada a instalação, ficamos com o ícone do WAMP Server na barra de tarefas (o ícone mais à esquerda):

WAMP Server no systray

WAMP Server no systray

wamp_server_05Ao clicarmos com o botão esquerdo do rato no ícone, temos à nossa disposição uma série de opções e configurações que podemos alterar imediatamente só com um click.

Para já, podemos testar o nosso servidor acabado de instalar e vermos se está a funcionar, abrindo no browser o endereço http://localhost, ou se preferirmos, podemos ir pelas opções do servidor.

Podemos também testar a administração das bases de dados MySQL abrindo o phpMyAdmin.

Se tudo tiver corrido bem, as páginas que abrimos anteriormente para testar o servidor serão idênticas a estas:

wamp_server_06wamp_server_07wamp_server_08

No menu do WAMP Server temos à nossa disposição diversão opões e configurações além das duas páginas que nos permite abrir. Podemos abrir a pasta www que será a pasta onde colocamos os nossos ficheiros html, php, imagens, etc., que ficam então acessíveis no browser.

Em “Apache” podemos activar/desactivar módulos (funcionalidades) do Apache Web Server, reiniciar/parar/iniciar o respectivo serviço, e adicionar/alterar pastas web.

Em “PHP” podemos configurar as definições e activar/desactivar extensões (funcionalidades extra) do php.

Em “MySQL” podemos reiniciar/parar/iniciar o respectivo serviço e entrar no modo consola para uma administração avançada do MySQL Server.

Este WAMP Server pode ser considerado uma alternativa ao post LAMP Server para quem preferir um ambiente Windows em vez de Linux, e vice-versa.

Com as configurações correctas podemos fazer com que este nosso servidor web no nosso computador esteja acessível a partir da Internet através de qualquer computador/smartphone/ipad com ligação à Internet.

Só temos de colocar o nosso servidor “Online” no menu do WAMP Server:

Colocar o WAMP Server Online

Colocar o WAMP Server Online

De seguida, e já com o No-IP instalado e a funcionar (podem consultar a Instalação do No-IP), só temos de configurar no nosso modem/router de acesso à Internet o encaminhamento da porta 80 (porta por defeito para o serviço web) para o endereço IP do computador onde temos o nosso WAMP Server instalado. No meu caso, encaminhei a porta 80 para o endereço IP 192.168.1.10.

Podem consultar aqui como configurar o vosso modem/router de acordo com a marca e modelo do mesmo, pois os passos para esta configuração podem variar consoante a marca/modelo.

Concluídas estas duas configurações já têm acesso ao vosso servidor web a partir de qualquer computador/dispositivo com acesso à Internet.

Poderá também gostar de:


Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus

  • 8
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •