Certamente que muitos já recuaram nas decisões de mudar de sistema operativo Windows para Linux, entre muitas razões para tal está, a meu ver a mais decisiva, o Office da Microsoft que não é compatível com Linux. Pois bem, desenganem-se, porque é perfeitamente possível termos o Office da Microsoft a funcionar no Ubuntu, e muitos outros programas e jogos Windows.

Desta vez vou mostrar que é possível termos o Office 2007 a funcionar no Ubuntu com o PlayOnLinux. De salientar que é necessário ter o software/jogo que se quer instalar, pois o PlayOnLinux não os descarrega da Internet, apenas possibilita a sua instalação.

O PlayOnLinux não funciona sozinho, até porque nem é este que permite correr software nativo do Windows, mas sim o Wine, que possibilita correr aplicações Windows em Linux (trata-se de um emulador de ambiente Windows). O PlayOnLinux funciona como intermediário do Wine, uma vez que efectua as configurações específicas no Wine para que determinado software instale correctamente.

1 – Comecemos então por instalar o PlayOnLinux acedendo à área de downloads e clicar em “Ubuntu” para descarregar o respectivo pacote de instalação:

hhhhh

2 – Abrimos o pacote com o “Centro de Software Ubuntu”.

3 – Clicamos em “Instalar”. É possível aparecer este aviso que existe uma versão mais antiga no repositório, mas nós queremos mesmo é instalar o PlayOnLinux mais recente.

4 – Como sempre temos de autenticar a instalação.

5 – A instalação a decorrer. Nesta fase o Wine também é instalado, se ainda não estiver.

6 – Com o PlayOnLinux já instalado, acedemos a este no seguinte menu:

7 – Ao abrir o PlayOnLinux apareceu-me este erro, mas cliquei em Ok, e funcionou tudo sem problemas.

8 – Aparece também “Fontes Microsoft” para instalar, instalamos também.

9 – Depois destes preparativos passamos então à instalação, neste caso, do Office 2007:

10 – O assistente do PlayOnLinux inicia a preparação para instalar o Office 2007:

11 – Nesta fase colocamos então o CD de instalação do Office 2007 na drive de CD como é pedido pelo assistente, e clicamos em “Avançar”:

12 – Escolhemos aqui o nosso CD, neste caso o “Office2007Pt-Pt”:

13 – Como supostamente ainda faltavam alguns pacotes, estes são automaticamente instalados:

14 – É nesta fase que se vai iniciar o processo de instalação do Office 2007 que se encontra no CD, clicamos em “Instalar”:

15 – E cá temos então a instalação do Office 2007 a correr do CD (nas opções de instalação do Office 2007 optei por instalar apenas o Excel, Word e PowerPoint):

16 – Instalação do Office 2007 Concluída:

17 – Supostamente este componente é necessário para que o Office 2007 funcione, vamos instalar também:

18 – Depois de todas as instalações para que o Office 2007 funcione estarem concluídas, podemos ou não adicionar atalhos para cada um dos items do Office 2007 instalados:

19 – Finalmente a indicação de que o Office 2007 foi instalado com sucesso!

20 – Já temos agora disponível no PlayOnLinux cada uma das funcionalidades do Office que escolhemos para instalar. Basta escolher uma e clicar em “Executar”:

Aqui temos então o Excel, Word e PowerPoint a funcionar no Ubuntu 10.10

O PlayOnLinux facilita-nos muito as coisas na hora de pequenos ajustes de configurações necessárias para que os programas possam ser instalados e funcionarem sem problemas.

Na página do PlayOnLinux podem consultar clicando aqui quais os programas que são até ao momento compatíveis para instalação, tendo mesmo cada um um indicador de funcionamento nestas condições de instalação/configuração.

Na minha opinião é um projecto que vem aliviar muitas dores de cabeça, e sem dúvida um forte motivo para cada vez mais se comece a dar mais atenção ao maravilhoso e fantástico mundo do Linux! E venham de lá mais programas e jogos Windows para o Linux!

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus