A Internet ou WEB, é cada vez mais, parte integrante das nossas vidas, e o conceito de Clound Computing, também é um facto e muito utilizado. Uma das necessidades que eu e acho, todos nós é a de incluir uma página da WEB numa apresentação PowerPoint, e normalmente essa necessidade é satisfeita através de um printscrean, do site ou página web. Mas por vezes queremos mostrar mesmo algo numa determinada página web, e então a forma é colocar um link, e abrir um browser para ver a tal página, mas esta solução não é muito práctica, porque obriga a sair da apresentação, entrar noutro programa ou janela, e depois ter de voltar, claro se não houver nenhum incidente a a apresentação não tiver sido encerrada acidentalmente.

Uma alternativa testada e com provas dadas é o addon para o PowerPoint 2007 e 2010, chamado de “LiveWeb”, e que permite abrir uma página web durante a apresentação, transformando o PowerPoint num Browser de Internet.

Vamos aqui explicar como pode fazer para instalar este addon e como o utilizar.

Em primeiro lugar deve fazer o download (ver link no final do artigo) do addon LiveWeb para a versão correcta do seu Powerpoint.

live-web-powerpoint-2010-001

 

Feito o download, há que extrair os ficheiros para uma determinada pasta, tenha atenção e memorize a pasta aonde ficam os ficheiros extraídos. live-web-powerpoint-2010-002

Próximo passo é instalar este addon LiveWeb no nosso PowerPoint , o nosso exemplo é para a versão PowerPoint 2010. Deve de ir ao menu FICHEIRO – OPÇÕES (FILE – OPTIONS).

live-web-powerpoint-2010-01

A seguir procure a opção ADDINS ou SUPLEMENTOS, e depois no quadro do lado direito, na caixa GERIR ou MANAGE, escolha a opção SUPLEMENTOS DO POWERPOINT ou POWERPOINT ADDINS, e clique no botão IR ou GO.

 

live-web-powerpoint-2010-03

 

Aparece uma nova janela com a lista dos SUPLEMENTOS ou ADDINS do POWERPOINT. Provavelmente estará vazia, e é aqui que vamos dizer ao nosso software qual o suplemento que pretendemos instalar. Não esquecer de abrir a pasta correcta para onde se extraiu os ficheiros anteriormente.

 

live-web-powerpoint-2010-0

 Vai aparecer uma mensagem com um aviso de segurança relativo à assinatura digital, deve no entanto ACTIVAR AS MACROS.

live-web-powerpoint-2010-06

 Agora já aparece na lista dos SUPLEMENTOS DO POWERPOINT.

 

live-web-powerpoint-2010-07 De volta à nossa Apresentação de PowerPoint, podemos ver um novo botão na barra de ferramentas.

live-web-powerpoint-2010-08

 Aparece um wizard, para nos guiar pelo processo de inserir uma página web na apresentação PowerPoint.

live-web-powerpoint-2010-09

 São 4, os ecrãs que nos vão guiar, neste processo de inserir uma página web na apresentação PowerPoint.

live-web-powerpoint-2010-10

 #1 Escrever o nome da página web a inserir, na apresentação PowerPoint.

live-web-powerpoint-2010-11

 #2 Existe a opção de auto-refresh da página web dentro da apresentação PowerPoint, ou seja a página vai se carregando do servidor, para assim eliminar versões antigas em memória.

live-web-powerpoint-2010-12

 #3 Decidir o tamanho relativo da página web, em relação à nossa apresentação PowerPoint, bem como a sua localização em relação ao diapositivo.

live-web-powerpoint-2010-13

 #4 E só falta carregar no botão para finalizar o wizard da inserção da página web, na nossa apresentação PowerPoint.

live-web-powerpoint-2010-14

 Cá está a mensagem do sucesso, agora só falta mesmo ver como ficou!

live-web-powerpoint-2010-15

 A correr a apresentação do diapositivo powerpoint que tem a página web, no nosso exemplo é uma página do portal interesses pessoais – sistemas operativos.

live-web-powerpoint-2010-16

Para finalizar este artigo, é importante deixar aqui explícito, que é obrigatório ter este addon, instalado tanto no pc que vai criar a apresentação, como no pc que vai servir para mostrar a apresentação, caso contrário, não vai funcionar.

Pode fazer aqui o download do LiveWeb PowerPoint.

Existem outras alternativas a ter páginas web incorporadas no PowerPoint 2010. Qual utiliza, esta “LiveWeb”, ou outra?

Entretanto se tiver dúvidas ou questões, ou simplesmente relatar o seu sucesso, pode fazer nos comentários.

 

Adriano Cruz

Adriano Cruz é um profissional de Informática interessado em Internet, Fotografia e blogging. Nos tempos livres escreve nos InteressesPessoais.com sobre Fotografia, Software utilitário e Gadgets…

More Posts - Website

  • 1
  •  
  •  
  • 2
  •  
  • 1
  •