Sabia que é possível utilizar o Gmail como cliente de email para POP3? Desta forma é possível enviar e receber email de qualquer outra conta de email que possua, tudo através da interface do Gmail, centralizando desta forma todas as suas contas de email.

Se é daquelas pessoas que gostava de utilizar o Gmail, mas ao mesmo tempo não quer abandonar a actual conta (ou contas) de email que já possui, este artigo é definitivamente para si. Em seguida apresentam-se todos os passos para configurar o Gmail para enviar e receber emails de qualquer conta de email que já possua.

Como receber mail da sua conta actual no Gmail

Em primeiro ligar, é necessário adicionar a sua morada actual ao Gmail.
Uma vez dentro da sua conta do Gmail, clique em Definições (menu do canto superior direito). Na página de definições, clique em Contas e Importação:

Menu Difinições (canto superior direito da página)

Menu Dfinições (canto superior direito da página)

Menu Contas e Importação, na página de Definições do Gmail

Menu Contas e Importação, na página de Definições do Gmail

Em seguida, clique no botão com o nome Adicionar conta de e-mail POP3:

Botão Adicionar conta de e-mail POP3 ao Gmail

Botão Adicionar conta de e-mail POP3 ao Gmail

Isto deverá abrir um pequena janela onde vamos indicar a informação acerca da conta de email que queremos consultar:
1 – indicar a morada da conta (qualquercoisa@sapo.pt, por exemplo) e clicar em Passo seguinte:

Indicar a conta de email que queremos que o Gmail consulte

Indicar a conta de email que queremos que o Gmail consulte

2 – indicar o nome de de utilizador, password e morada do servidor POP3 da conta a importar (normalmente será mail.qualquercoisa.com ou pop.qualquercoisa.com):

Indicar dados POP3 da conta a ser consultada pelo Gmail

Indicar dados POP3 da conta a ser consultada pelo Gmail

Ainda nesta janela, poderá seleccionar a opção de deixar uma cópia da mensagem no servidor: o Gmail obtém as mensagens que tiver na sua conta, e não as apaga, ficando com as mensagens tanto no Gmail como na sua conta actual. No entanto, de forma a evitar que a conta actual fique cheia, não deve seleccionar esta opção, assim, o Gmail obtém as mensagens da conta actual e apaga as mesmas mensagens da conta de origem, libertando assim o espaço nessa conta.
Poderá ainda escolher a opção Marcador de mensagens a receber, que é aconselhável. Isto fará com que o Gmail aplique um carimbo nas mensagens, facilitando assim a distinção entre mensagens que recebe para a conta do Gmail e mensagens que são obtidas de outras contas.
Para concluir este processo de adição da conta, clique em Adicionar conta.

Como enviar mail da sua conta actual a partir do Gmail

Se tiver fornecido todos os dados de forma correcta, aparecerá uma janela que pergunta se queremos enviar email a partir da conta que acabámos de configurar. Escolhe-se a opção Sim, e clica-se no botão Passo seguinte:

Indicar que queremos que o Gmail envie mensagens em nome da nossa conta

Indicar que queremos que o Gmail envie mensagens em nome da nossa conta

Em seguida, indicamos o nome que pretendemos que apareça no destinatário das nossas mensagens, que será o que aparece do campo De. Clicar no botão Passo seguinte.

Abre-se uma nova página, onde explica que é necessário aprovar o envio de email da conta que estamos a tentar configurar. Clique no botão Enviar Verificação. É assim enviado um email para a conta que estamos a adicionar ao Gmail, com um link e um código de confirmação, de forma a assegurar que o proprietário da conta que estamos a configurar dá autorização ao Gmail para enviar correio em nome dessa conta. Terá depois que aceder à conta que acabou de configurar no Gmail, e clicar no link de confirmação.

Dica: depois de termos configurado a nossa conta desta forma, é possível activar um botão na interface do Gmail que permitirá verificar as contas de POP3 que tivermos configuradas. Para isso, basta ir ao Google Labs, menu Definições > Labs e activar a opção Actualizar contas POP:

Activar botão para actualizar contas POP configuradas no Gmail

 

O link para actualizar as contas POP fica ao lado dos botões já existentes no Gmail

O link para actualizar as contas POP fica ao lado dos botões já existentes no Gmail

Concluídos estes passos (incluindo a confirmação do mail enviado) será possível enviar e receber email a partir de qualquer conta de correio que já possua. Poderá configurar o Gmail para consultar até 5 outras contas de email por POP3.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus