O Z-VSScopy é um programa freeware que permite a um utilizador gerir os pontos de restauro criados pelo Windows. Permite navegar pelo conteúdo do ponto de restauro e extrair pastas ou ficheiros individuais existentes nesse ponto de restauro. Desta forma, é possível restaurar o computador para uma data anterior de forma mais eficiente, uma vez que podemos escolher o que pretendemos restaurar, em vez de restaurar todo o sistema.

Os pontos de restauro são implementados com uma tecnologia conhecida como VSS (Volume Shadow Copy Service). Uma Shadow Copy (cópia sombra), também referidas como snapshot, é como que uma fotografia que guarda o estado do sistema no momento da sua criação. Inicialmente, estas cópias sombra ocupam pouco espaço no disco do computador, pois apenas guardam as alterações referentes ao conteúdo que tivermos no disco. Com o passar do tempo, o consumo de espaço aumenta à medida que mais e mais ficheiros vão sendo alterados.

As pastas das cópias sombra encontram-se escondidas no Windows, e são difíceis de navegar. O Z-VSScopy disponibiliza uma interface gráfica para o VSS que facilita a gestão e utilização do VSS do sistema. Isto permite aos utilizadores resturar versões antigas de documentos, verificar as alterações efectuados no sistema, e ainda apagar cópias sombra que não sejam necessárias. Algumas cópias sombra podem ainda ser montadas no Explorador do Windows para que fiquem navegáveis tal como acontece com qualquer outra pasta do sistema.

Além disto, o V-VSScopy diz-nos ainda quanto espaço os pontos de restauro ocupam no nosso sistema, e permite limitar, de forma fácil, o espaço que os pontos de restauro podem ocupar no futuro.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e “matar” o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •