Com certeza que já todos nós tivemos necessidade de enviar ficheiros de grandes dimensões para os nossos amigos, ou até no trabalho (e estou a referir-me a ficheiros com 300Mb ou mais) e, como já se sabe, qualquer ficheiro acima de 10 ou 15 Mb é bastante complicado de enviar por mail.


Uma forma de solucionar esta questão seria a utilização de um serviço externo para este tipo de funções, como o transferbigfiles.com, yousendit.com ou outros. É bom existirem serviços deste tipo, mas em alguns casos simplesmente não queremos utilizar um serviço de terceiros para transferir os nossos ficheiros, e é aqui que podemos utilizar e retirar partido do protocolo Bittorrent.
Assim, como é que posso enviar uma cópia do CD ou DVD com as fotos daquela festa que pretendo partilhar com os meus amigos?
Existe um excelente artigo em inglês no bootstrike.com – Creating a [Private] Torrent using uTorrent (Guide/Tutorial) Version 0.51.
Aqui fica então, de forma resumida, os passos necessários:

1 – instalar o uTorrent

2 – identificar o nosso endereço IP (ou utilizar o no-IP) e porta de recepção de ligações:

No menu Opções, clicar em Preferências

Na janela de preferências, clicar em Ligação, na lista da esquerda, e de seguida anotar então o número da porta utilizada para as ligações de entrada

3 – activar a opção de self-tracking do uTorrent, através das opções de setuptomar nota do nosso URL de tracker: http://nossoip:portarecepção/anunciado
4 – adicionar um Torrent com o ficheiro ou pasta que se pretende partilhar, adicionar o nosso tracker local ao torrent. Activar a opção “start seeding” e “private torrent” e clicar em “Create and save as…”
5 – enviar o ticheiro do Torrent para os nossos amigos, para que eles o possam adicionar nos seus softwares de download de torrents.

Assim, já não tem desculpa para não partilhar as suas fotos e vídeos com os amigos!

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus