Com o aparecimento do Windows 8 desapareceu o menu iniciar a que todos estamos habituados.

No entanto apareceu uma nova aplicação chamada “Windows Metro“.

Por defeito, depois de entrarmos no Windows 8 e no Windows 8.1 somos presenteados com esta aplicação, onde temos acesso a várias aplicações e funcionalidades do novo Windows.

Muitas pessoas, tal como eu, vêm esta aplicação claramente virada para os dispositivos táteis, como por exemplo tablets e smartphones. A meu ver, esta aplicação só faz sentido se o nosso computador tiver um touchscreen.

Se bem que nesta aplicação temos a possibilidade de entrar no nosso desktop ou ambiente de trabalho, podemos alterar uma opção se não quisermos ter que estar sempre a levar com a interface “Metro” de cada vez que entramos no Windows.

Windows 8.1 Metro

Windows 8.1 Metro

No Windows 8.1 podemos escolher entrar directamente para o desktop, sem termos de usar software de terceiros para o efeito. No Windows 8 não temos esta opção e aí simtêm de usar uma de muitas aplicações para o efeito.

Para isso, no Windows 8.1 entramos no desktop, clicamos com o botão direito do rato na barra de tarefas e escolhemos a opção “Propriedades“.

Windows 8.1 Desktop

Windows 8.1 Desktop

De seguida acedemos ao separador “Navegação” e marcamos um visto em “Ir para o ambiente de trabalho em vez do Início quando inicio sessão ou fecho todas as aplicações num ecrã” e clicar em aplicar. Está feito!

Windows 8.1 Desktop

Windows 8.1 Desktop

Da próxima vez que entrarem no Windows 8.1 abre logo directo no ambiente de trabalho em vez de mostrar a interface ou aplicação “Metro”.

Windows 8.1 Desktop

Windows 8.1 Desktop

Esta alteração é completamente transparente, pois ao entrarmos no Windows 8.1 abre logo o desktop e nem chega a carregar o “Metro”, o que normalmente não acontece usando outras aplicações para este efeito. Muitas dessas aplicações mostram num flash a interface “Metro” passando então de seguida para o desktop.

Experimentem! 😉

 

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus