Com a crescente massificação na utilização de portáteis e com o surgimento dos EEE PCs, é cada vez mais normal encontrar mais que um computador em cada família.

Isto leva muita vezes a logísticas que podem ser complicadas no que toca a ter a informação igualmente repartida pelos vários computadores onde possamos trabalhar, e pode levantar também alguns problemas a nível da execução de backups e sua manutenção de forma actualizada e ordenada.

Quem é que ainda não imaginou ter a possibilidade de conseguir guardar determinados documentos numa determinada pasta do computador, e ao efectuar esse gesto, esses mesmos documentos fossem automaticamente enviados para outro computador ou servidor na mesma rede, ou mesmo na Internet?

Pois bem, essa funcionalidade existe, e é gratuita!É verdade. Um software/serviço de nome Dropbox tem exactamente a finalidade descrita: possibilita que todos os ficheiros guardados na pasta do software (a definir pelo utilizador) sejam de forma automática enviados pela rede em primeiro lugar para um servidor na Internet (o que assegura um backup imediato dos dados), e em segundo lugar que esses mesmos ficheiros, depois de carregados para o servidor, sejam automaticamente enviados para todos os computadores onde tenhamos o software da Dropbox instalado, conseguindo com isto o backup desses mesmos ficheiros nos computadores que pretendermos.

O circuito dos documentos que se referiu juntamente com as restantes funcionalidades é ilustrado pelas imagens que se seguem, retiradas do site do serviço:

Ficheiros sempre sincronizados em todos os computadores que se pretenda

Ficheiros sempre sincronizados em todos os computadores que se pretenda

Como mostra a imagem anterior, se estivermos fora de casa a editar um determinado documento no nosso portátil, no momento em que clicamos em guardar, é como se estivéssemos a guardar esse documento de forma automática em todos os computadores onde alguma vez iremos necessitar de ter acesso a esse mesmo documento.

Partilha fácil e instantânea de ficheiros

Partilha fácil e instantânea de ficheiros

Com a Dropbox podemos, de forma simples e segura, partilhar todos os tipos de ficheiros com os nossos amigos ou colegas de trabalho. Desta forma, é possível, por exemplo, partilhar documentos para trabalhar em grupo, ou simplesmente partilhar “aquele” ficheiro com os amigos. Para tal, basta partilhar uma pasta e indicar os nossos amigos que também têm uma conta Dropbox que podem aceder a essa pasta.

Backups automáticos para um servidor on-line

Backups automáticos para um servidor on-line

Como já tinha sido mencionado, e como é possível verificar através da imagem que ilustra o circuito dos ficheiros, todos os ficheiros guardados na Dropbox são automaticamente guardados on-line, nos servidores da Dropbox, o que nos garante um sistema de backup bastante fiável. Desta forma, mesmo que não se instale a Dropbox em mais nenhum PC para efectuar sincronização de ficheiros, pelo menos garantimos sempre o backup dos dados.

Mesmo que se apague um ficheiro por engano no nosso computador, é possível recupera-lo!

Mesmo que se apague um ficheiro por engano no nosso computador, é possível recupera-lo!

Todas as modificações efectuadas aos ficheiros contidos na pasta da Dropbox são automaticamente actualizadas em todos os locais onde esses ficheiros se encontrem: se actualizarmos um documento, ele é actualizado on-line e em todos os computadores, se criarmos um novo ele é copiado para todos locais e, se apagarmos um determinado ficheiro, ele também é apagado de todos os locais onde existia. No entanto, se o fizermos por engano, e se por algum motivo esse ficheiro não foi enviado para a lixeira do nosso computador, é sempre possível recupera-lo, através do serviço on-line da Dropbox: basta ir ao site, efectuar o login com os nossos dados, aceder ao histórico de operações e efectuar a recuperação do ficheiro desejado!

Backup e sincronização simples e fácil de utilizar

Backup e sincronização simples e fácil de utilizar

É realmente um serviço/software simples e fácil de utilizar, permitindo que qualquer utilizador possa assim livrar-se de uma série de artimanhas muitas vezes utilizadas para garantirmos que determinados documentos fiquem disponíveis em qualquer lugar (como o envio de documentos em anexo para o nosso próprio mail), além de nos livrar de alguns percalços (como termos que andar com uma pen com documentos de um lado para o outro).

Concluindo, este é um serviço/software realmente útil, existente em duas vertentes – comercial e gratuita. Na versão gratuita, é disponibilizado 2GB de espaço on-line e garantido um histórico de 30 dias de todos os ficheiros. Na versão comercial o espaço on-line pode chegar até aos 100GB e o histórico para recuperação de ficheiros ser ilimitado! Outro aspecto muito importante é a interoperabilidade o software, existindo versões para Windows, Linux e Mac, e recentemente para iPhone.

Se está convencido, faça hoje mesmo o seu registo e nunca mais perca um documento por falta de backup, nem deixe de apresentar um documento porque se esqueceu de o copiar para a pen ou de o enviar por mail.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus