A digitalização de documentos é um procedimento que hoje em dia é feito com alguma regularidade. No entanto obriga-nos a ter um scanner autónomo disponível ou um scanner ligado a um computador para digitalizarmos os nossos documentos. E se não tiver um scanner disponível? Neste caso, desde que tenha um dispositivo android, basta instalar o CamScanner no dispositovo android 😉

Hoje em dia a grande maioria das pessoas tem um dispositivo android, seja ele um smartphone ou tablet. À dias precisei de digitalizar algumas páginas de um documento e lá fui à procura de uma aplicação no Google Play. Foi então que encontrei a aplicação CamScanner.

Comecei a experimentar esta aplicação e fiquei bastante surpreendido pela qualidade e ajustes que podemos fazer nas digitalizações, assim como a facilidade de utilização. É sem dúvida uma aplicação a instalar no android, pois além de termos os documentos guardados no dispositivo android, ficam também guardados numa conta cloud da aplicação (que podemos registar ou não) e partilhar os documentos digitalizados com as pessoas que entendermos. Esta opção de partilha é excelente, pois assim não depende de aplicações de terceiros para partilharmos estes documentos.

O processo de digitalização é bastante simples, basta digitalizar, ajustar as margens, e continuar a digitalizar, sendo que podemos criar documentos com várias páginas, gerando assim um documento PDF com as páginas que quisermos digitalizar.

Já com a aplicação aberta começamos por digitalizar uma página para um novo documento (já tenho aqui alguns documentos):

Digitalizar no android

Digitalizar no android

De seguida apontamos a câmera fotográfica para o documento. Para melhores resultados (para que o documento não pareca distorcido) coloquem o documento numa superfície plana, e certifiquem-se de que a bolinha fiqua bem no centro da argola (em cima à esquerda) e carregem na câmera para digitalizar:

Digitalizar no android

Digitalizar no android

No passo seguinte é mostrada uma pré-visualização da digitalização (ainda antes dos ajustes). Se verificarmos que está tudo bem, que não falta nenhum pedaço de texto ou imagem que queremos, vamos avançar:

Digitalizar no android

Digitalizar no android

É agora que vamos poder ajustar as margens do documento final, pois por vezes há necessidade de apanhar ou não alguns pedaços que são importantes. Basta ajustar as margens arrastando as respectivas bolas mostradas, e continuar:

Digitalizar no android

Digitalizar no android

Finalizado o ajuste das margens vamos poder agora ajustar também a qualidade do documento. Aqui podemos ajurtar o contraste, luminosidade, cor, etc. Depois de tudo ajustado do nosso agrado finalizamos na seta:

Digitalizar no android

Digitalizar no android

E já temos assim a primeira página do nosso documento digitalizado. Podemos adicionar mais páginas a este documento, basta carregarmos na câmera e iniciar todo este processo de novo:

Digitalizar no android

Digitalizar no android

Digitalizar no android

Digitalizar no android

Finalizada a digitalização das outras páginas que queremos já temos então o documento concluído. A qualquer altura podemos abrir o documento digitalizado e adicionar mais páginas, ou eliminar páginas que não queremos.

Para identificarmos melhor o documento que digitalizámos podemos atribuir-lhe um nome:

Digitalizar no android

Digitalizar no android

E já temos o nosso documento “Interesses Pessoais” bem identificado. Ao seleccionarmos este documento temos cá então as duas páginas que digitalizei neste exemplo:

Digitalizar no android

Digitalizar no android

É sem dúvida uma aplicação de extrema utilidade e que está sempre literalmente na mão 😉 Usem e abusem!

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus