Este é um problema que não é novo, mas no entanto parece que, quem não teve problemas com o Windows Live Essentials 2009, vai ter agora com esta nova versão 2011.

Se bem que é verdade que este novo messenger da microsoft já tem integração com redes sociais, tais como facebook, MySpace e LinkedIn e ainda tem a possibilidade de ter conversas em vídeo de alta definição, a verdade é que muitas pessoas estão a sentir dificuldades na instalação deste, e posteriormente aquando da desinstalação e re-instalação.

windows live essentials 2011

Então, vamos por partes, não podemos esquecer que este Windows Live Essentials 2011, só funciona para quem tem o necessário Service Pack 2 do Windows Vista, ou então o Windows Seven, préviamente instalados. Se só agora começou a ler e quer passar do Msn 8.5 para este 2011, aconselha-se que antes instale o 2009 e posteriormente faça a actualização offline.

O problema começa com uma instalação falhada, e que dá depois erros a desinstalar, ou erro na re-instalação. O sistema não é claro no erro, se bem que podem aparecer várias mensagens, todas elas básicamente dizem, “Não é possível continuar a instalação, por favor remova e faça nova instalação”, pois mas depois continuamos num ciclo vicioso, nem o messenger desinstala, nem deixa instalar, e pior, porque se quizer instalar de novo o messenger 2009, o sistema dá outro erro dizendo que já tem uma versão mais recente e que não pode continuar aquela instalação. Enfim uma grande dor de cabeça, e impossibilidade de fazer contacto com todas aquelas pessoas que habitualmente conversamos online.

Solução? R.: Várias!

Vamos começar por fazer a opção “normal”

Desinstalar Software através do Painel de Controlo

  1. Menu Iniciar
  2. Todos os Programas
  3. Painel de Controlo
  4. Desinstalar/Remover Programas e Software
  5. Windows Live Essentials + todos os que fizerem referência a Windows Live

desinstalar-messenger-windows-live-essentials-2011Se esta é a primeira vez que está a fazer a desinstalação, seleccione todos os sub-componentes do Windows Live Essentials, se antes pelo contrário já recebeu um erro a mencionar um ou outro sub-componente, desinstale apenas aquele que é referido no erro.

Se esta solução não funcionou, vamos instalar um software freeware para completamente desinstalar definitivamente o messenger (seja ele qual for) do seu computador, e existindo vários, vamos aqui referir alguns.

ZapMessenger

zapmessenger-desinstalar-messenger-windows-live-essentials-2011

Já é um pouco antigo, funciona muito bem para remover o Messenger 8.5, e é so carregar no START [testar aqui]

WLMUninstaller

wlmuninstaller-desinstalar-messenger-windows-live-essentials-2011

Outra opção já mais recente para remover o Live Messenger, simplesmente clique em Uninstall [testar aqui]

Agora já deverá ter sucesso na instalação do seu Windows Live Essentials 2011.

Não? Ainda continua a dar um erro estranho e nenhum dos software’s funcionaram? Então, não se prevê outra solução que não o de fazer um restauro do sistema para um ponto antes da primeira instalação falhada do Windows Live Essentials 2011. De seguida, fazer os updates do windows, e antes de voltar a fazer uma “nova primeira instalação”, corra um destes softwares acima mencionados para a remoção da versão anterior, e faça desta vez a instalação Offline.

Espero estas dicas tenham sido úteis e ajudado.

Deixo aqui o desafio para comentarem os erros que vos aparecem, e como os conseguiram resolver, ou se não conseguirem, como vos poderemos tentar ajudar.

Adriano Cruz

Adriano Cruz é um profissional de Informática interessado em Internet, Fotografia e blogging. Nos tempos livres escreve nos InteressesPessoais.com sobre Fotografia, Software utilitário e Gadgets…

More Posts - Website

  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •