Quando compramos um smartphone android, o mais provável é este já vir com várias aplicações instaladas e que não conseguimos desinstalar. Isto acontece principalmente em smartphones bloqueados a determinada operadora móvel. Neste caso é certo que vem com muitas aplicações da respectiva operadora móvel que não fazem qualquer falta e que consomem recursos sem que as consigamos desinstalar. Neste caso há uma solução bem simples à qual podemos recorrer: desactivar as aplicações.

Pois bem, sei que não será o ideal, mas pelo menos desta forma ao desactivarmos determinada aplicação esta fica na mesma no sistema, mas não faz nadinha. Não consome recursos (podemos não ter nenhuma notificação de que a aplicação está a correr, mas na realidade está a correr em backgroud sem darmos conta, e a consumir recursos) e não temos quaisquer alertas de actualizações para essa mesma aplicação.

No meu caso, o meu smartphone é desbloqueado de origem e como tal não tem aplicações de qualquer operadora móvel. Mas não quer isto dizer que não tenha aplicações que não consigo desistalar e que não me fazem falta nenhuma. Neste momento tenho 3 aplicações que desactivei porque não uso e não me fazem falta, que são: Google Play Filmes, Google Play Livros e Google Play Music.

Como exemplo vou mostrar-vos como desactivar a aplicação Google Play Filmes. Estes passos são válidos para qualquer outra aplicação. Não aconselho a desactivarem aplicações de sistema ou outras que não tenham a certeza para que servem, pois podem correr o risco alterar o normal funcionamento do vosso smartphone.

Primeiro acedemos às definições do android e escolhemos “Aplicações“:

desactivar_app_android_01

desactivar_app_android_02

De seguida escolham a lista de Todas as aplicações e procurem a aplicação que pretendem, no meu caso a Google Play Filmes:

desactivar_app_android_03Escolhida a aplicação vamos desactivar, e confirmamos que queremos desactivar:

desactivar_app_android_04

desactivar_app_android_05

E já temos a nossa aplicação desactivada (podemos sempre voltar a activar quando quisermos):desactivar_app_android_06

Se voltarem à lista completa de Todas as aplicações, no final desta lista estão todas as aplicações que estão desactivadas, como podem verificar:

desactivar_app_android_07

Todos estes passos foram feitos em Android 4.1.2 Jelly Bean:

desactivar_app_android

Espero que esta dica vos seja útil 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus