Sendo o facebook um meio cada vez mais importante na partilha de informações, interacção de pessoas e promoção de empresas a nível mundial, torna-se cada vez mais fácil os nossos dados pessoais circularem pela Internet sem que nos apercebamos disso. Visto isto é cada vez mais importante proteger os nossos dados do facebook aplicando algumas definições de privacidade de dados, como por exemplo as fotos.

As fotos são apenas um exemplo dos dados aos quais podemos aplicar regras de privacidade, impedindo assim que pessoas alheias tenham acesso às nossas fotos. Vamos ver como podemos alterar as definições de privacidade das nossas fotos no facebook.

Nos nossos álbuns de fotos do facebook podemos definir que são de visualização pública (todos os utilizadores do facebook podem ver) ou se são apenas os nossos amigos do facebook que podem visualizar.

Album de fotos só para os amigos verem

Álbum de fotos só para os amigos verem

No entanto, podemos definir o nível de privacidade das fotos de maneira a que determinados amigos nossos do facebook não tenham acesso a estas fotos:

Personalizar privacidade do álbum de fotos

Personalizar privacidade do álbum de fotos

Especificar quem dos amigos não pode ver as fotos

Especificar quem dos amigos não pode ver as fotos

A opção “Amigos das pessoas identificadas” é muito importante, pois se estiver marcada significa que todos os amigos das pessoas identificadas nas fotos conseguem ver essas fotos que foram identificadas, independentemente se serem ou não nossos amigos do facebook. Se não quiserem que esta situação aconteça têm de desmarcar esta opção.

Podemos ainda definir quais os nossos amigos em específico que podem ver as fotos deste álbum, seleccionando a opção “Pessoas específicas ou listas” e de seguida especificar essas mesmas pessoas na caixa abaixo:

Especificar quem dos amigos pode ver as fotos

Especificar quem dos amigos pode ver as fotos

Como nunca sabemos quem nos anda a vasculhar as informações e/ou fotos que vamos colocando no nosso facebook, convém termos sempre em mente que existem sempre pessoas mal intencionadas, pois não vivemos num mundo perfeito. Há que ter sempre muito cuidado e verifiquem a privacidade dos vossos dados do facebook, ou simplesmente não partilhem informações que considerem estritamente pessoais ou que sejam de alguma forma comprometedoras 😉

Tiago Ramalho

Tiago Ramalho é um profissional de Informática interessado em Internet, Programação .NET e PHP e blogging. Nos tempos livres escreve nos interessespessoais.com sobre Jardim, Saúde, Sistemas, utilitários e outros temas relacionados com informática.

More Posts - Website - Twitter - Pinterest - Google Plus