As imagens GIF animadas são uma excelente forma de chamar a atenção para determinadas partes de um site ou criar banners simples mas eficazes.
No entanto, bons programas para edição de imagens GIF são normalmente pagos, existindo muito poucos gratuitos. Os que se encontram para utilização gratuita acabam normalmente por adicionar algum tipo de marca nas imagens que criamos, como adicionar o nome do programa como marca de água, ou exigindo que o tamanho da imagem não ultrapasse um determinado tamanho.

Por sorte, existe um programa poderoso para criação e edição de imagens GIF, verdadeiramente gratuito, o GIMP!
Este popular software de edição de imagem possui a capacidade de criar GIFs animados. Segue-se um pequeno guia passo-a-passo para a criação de uma imagem GIF animada com o GIMP.

Passo 1: Começar o GIF

Nesta explicação, vai mostrar-se como criar uma simples imagem GIF com as palavras “É assim que se faz uma imagem .GIF” a aparecerem uma a uma.

Para começar, acede-se ao menu Ficheiro, e depois clica-se em Nova. Cria-se então uma imagem com 300 pixels de largura por 100 pixels de altura:

A base para a imagem fica assim criada:

Em seguida, escolher a ferramenta de texto, na caixa de ferramentas (basta clicar no A grande que aparece):

Depois de se ter escolhido a ferramenta de texto, clica-se no canto superior esquerdo da imagem. Abre-se uma pequena janela com o nome Editor Texto GIMP. Escreve-se a palavra “É”.

Em seguida, ir ao menu Camada (Layer), e escolher Duplicar Camada (Duplicate Layer). Utilizar novamente a ferramenta de texto para adicionar a palavra “assim” depois de “É”. Duplicar novamete a camada (layer) e escrever a palavra “que”. Efectuar o mesmo processo até se ter escrito a frase completa “É assim que se faz uma imagem GIF”. Não se preocupe com o facto de as palavras não estarem perfitamente alinhadas, afinal isto é apenas um exemplo.

Passo 2: Criar a animação

Temos agora uma imgem com inumeras camadas (layers). Isto é a base do que é necessário para criar uma imagem GIF animada no GIMP, mas ainda não é tudo. Neste momento, penas temos uma imagem que mostra o texto todo, de forma normal.

Assim, para começar a criação da animação, vamos ao menu Filtros > Animação > Reproduzir… Clica-se no botão de Play, e o GIF irá mostrar a animação, com as palavras a passarem de forma bastante rápida:

Isto é rápido demais para a maioria das imagens GIF, por isso vamos ter que alterar os tempos da animação. Existem duas formas de o fazer.

Passo 3: Manipular a imagem GIF

A forma mais fácil de alterar a temporização é na altura em que realmente criamos a imagem GIF. Vamos ao menu Ficheiro, e escolhemos a opção Guardar Como. Na janela de guardar o ficheiro, vamos certificar-nos que no nome da imagem colocamos a extensão .gif no final. Quando clicamos no botão para guardar, uma nova janela pergunta-nos se queremos alisar a imagem ou gravar como animação. Escolhemos a opção Gravar como animação e clicamos no botão Exportar:

Na janela seguinte teremos uma opção com o nome Atraso entre os quadros onde não for especificado e depois um número de milissegundos. Alteramos esse número de 100 para 400:

Sendo o resultado um GIF com uma animação mais pausada:

Assim já é mais facil de ler…

No entanto, podemos querer colocar tempos de animação fiderentes para cada frame.

Para isso, vamos ao menu Janelas > Diálogos de encaixe > Camadas. Isto abrirá a janela das camadas (layers). Cada camada individual será mostrada nessa janela. Clicamos com o botão direito na primeira camada, que se chama É, e clicamos na opção Editar atributos da camada. Adicionamos o texto (100ms) depois da palavra É, e clicamos em OK:

Efectuam-se estes passos para cada uma das camadas de cada palavra, mas aumentando 100 a cada vez. No final guarda-se o ficheiro como GIF, com as camadas como animação. O resultado será um .GIF onde cada palavra aparecerá de forma mais lenta que a anterior, como se segue:

Estes são os conhecimentos básicos necessários para criar imagens GIF animadas com o GIMP. Manipulando o tempo de cada camada, podemos criar animações interessantes, costumizadas de acordo com as nossas necessidades.

Esqueçam os programas dedicados para criação de .GIF – o GIMP consegue satisfazer todas as nossas necessidades sem problemas!

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e “matar” o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •