Os formulários em Microsoft Word são uma forma relativamente fácil de conseguir recolher determinadas informações das pessoas para quem os enviarmos. Além disso, são também uma forma de conseguir com que as pessoas respondam no mesmo documento ás questões para as quais necessitamos de resposta, sem que alterem a estrutura do documento, uma vez que apenas escrevem nos campos que criarmos no formulário.

Uma vez que os destinatários para quem enviamos os nossos formulários os devolvam devidamente preenchidos, pode-se até utilizar outros programas para tratar os resultados das respostas, como o Excel ou o Access, ou podemos simplesmente ler as respostas directamente do formulário.

Campos de formulário em Word 2010

A barra de formulários existente no Word 2003 mudou de local no Word 2010 (aliás, esta alteração de local aconteceu  no Word 2007). Os campos dos formulários encontram-se agora no separador Programador, que não está visível por defeito. Para a tornar visível, basta seguir os passos apresentados na imagem que se segue:

Formulários Word 2010

1 – clicar em Ficheiro

2 – clicar em Opções

Abre-se então a janela de Opções do Word 2010:

Formulários Word 2010

3 – seleccionar a opção Personalizar Friso

4 – marcar a opção Programador

Pode-se agora sair da janela de Opções do Word 2010, clicando no botão OK dessa janela. Na barra de separadores dos menus do Word 2010 aparece agora um novo separador – Programador.

Criar um formulário em Word 2010

Suponhamos que pretendemos criar um formulário para uma inscrição onde, entre outros campos, vamos ter Nome, Morada e Telefone.

Começamos por estruturar um documento, ao qual podemos adicionar um Título, e onde escrevemos os nomes dos vários campos que pretendemos. Seguidamente, adicionamos os campos de formulário que pretendermos dos existentes na barra de objectos de formulário:

Formulários Word 2010

5 – depois de colocar o cursor no local onde pretendemos que apareça a caixa de texto onde os inquiridos deverão responder, basta clicar no controlo de conteúdo de texto simples, para que nesse local seja colocado um campo para o preenchimento de texto simples.

O último passo será efectuar as configurações necessárias aos controlos de formulário adicionados, nomeadamente indicar que os campos não podem ser eliminados pelos utilizadores:

Formulários Word 2010

6 – depois de seleccionar o controlo que se prentende configurar, clicamos em Propriedades, que nos vai abrir a janela com todas as propriedades do controlo que haviamos seleccionado

7 – o título, por exemplo, ao ser preenchido, será exibido no controlo

8 – esta opção impede que os utilizadores apaguem acidentalmente os campos

Esperamos que tenha ajudado os que estão a dar os primeiros passos no Office 2010, e neste caso concreto, com Word 2010. Deixem as vossas dúvidas ou sugestões no final da página.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus