O formato PDF e DOC (mais recentemente DOCX) são possivelmente os mais utilizados nos documentos dos nossos dias. As hipóteses da existência de um documento especifico tal como um eBook, um guia de estudo ou um qualquer manual exista neste destes dois formatos.

No entanto, algumas vezes, o formato no qual pretendiamos determinado documento não é o formato em que ele se encontra. A Microsoft reconheceu isto e tornou possível a conversão de PDF para Word desde o Office 2007. A Adobe disponibiliza esta funcionalidade no Acrobat X Pro, mas ao contrário do Office, o Acrobat não é um software acessível a todos os utilizadores. Felizmente, apareceram entretanto alguns utilitários gratuitos para colmatar esta necessidade.

 

Free PDF to Word Converter

Free PDF to Word Converter

Esta ferramenta de conversão tem um download e processo de instalação rápidos, ocupando apenas 5 Mb de espaço em disco, o que significa que se pode colocar facilmente em qualquer disco portatil. A conversão de ficheiros é bastante fácil uma vez que podem ser arrastados directamente para dentro da janela da aplicação. Clica-se no botão para converter e já está! Temos o nosso documento Word há disposição.

O grau de precisão deste conversor é bastante bom quando estamos a converter documentos simples, mas documentos PDF mais complexos, com imagens alinhadas próximas do texto podem ser mal interpretadas. Contudo, o seu pequeno tamanho tornam-no um utilitário portable interessante.

 

Nitro PDF to Word Online

Nitro PDF to Word Online

No caso de termos acesso à Internet podemos tentar o Nitro PDF to Word, uma ferramenta on-line acessível a partir de qualquer browser. Como muitas ferramentas de conversão on-line, é de fácil utilização. Apenas temos que disponibilizar ao Nitro PDF to Word o documento que pretendemos converter e a morada de e-mail onde queremos receber o ficheiro no formato Word.

Na minha opinião, esta é uma ferramenta bastante precisa na conversão. Algumas vezes não converteu todo o texto de um parágrafo para a mesma fonte ou tamanho de letra, mas os erros no texto foram poucos e as imagens passaram para o documento Word sem problema. O e-mail com o documento convertido chegou sensivelmente 30 segundos depois de ter concluído o envio do documento PDF.

Apenas um reparo – eu não arriscaria enviar algo através do Nitro PDF to Word que considerasse confidencial ou informação sensível. Não estou com isto a dizer que o site seja conhecido por problemas relacionados com o roubo de informação, mas deve ter-se sempre algum cuidado quando disponibilizados dados privados a terceiros.

 

gDoc Creator

gDoc Creator

Parte do gDoc Fusion, o gDoc Creator é uma ferramenta de conversão de ficheiros que tem suportado a conversão de PDF para DOC à vários anos. Apesar do gDoc Fusion não ser gratuito após os primeiros 30 dias, podemos continuar a utilizar o gDoc Creator para converter PDF para DOC gratuitamente.

Dos vários utilitários que já testei, o gDoc Creator foi o mais preciso na conversão de modo geral, apesar de superar o Nitro PDF do Word de forma muito ligeira. Converteu os três documentos que utilizei durante os testes nos vários utilitários praticamente sem nenhum erro, e os que ocorreram eram erros sem importância. Além disto, o gDoc Creator oferece três tipos diferentes de conversão, dando ênfase a diferentes características tal como o layout da página, ou a disposição do texto.

No entanto, o download do ficheiro zipado do gDoc apresenta uns “gordos” 102Mb, o que o torna algo pesado. É claro que isto se deve ao facto de estarmos a utilizar apenas uma das funcionalidades de uma suite mais complexa. Existem também várias caracteristicas opcionais que podem ser seleccionadas durante a instalação, tal como uma barra de ferramentas para o Word. Sugiro que não escolham estas opções, a não ser que pretendam utilizar as outras funcionalidades do software.

 

Em conclusão

Estas três ferramentas disponibilizam um bom leque de opções. O Free PDF to Word pareceu o menos preciso, mas é possível utilizá-lo, e é bastante leve. O Nitro PDF to Word está disponível on-line a partir de qualquer browser e é preciso, pelo que dará muito jeito no caso de não nos encontrarmos no nosso PC. Depois temos o gDoc, que obriga a um grande download, mas é o mais preciso de todos.

A escolha é vossa. Todos eles fazem o seu trabalho, mas cada um será melhor de acordo com a situação e necessidade de precisão.

Conhecem alguma outra ferramenta boa para converter PDF para Word além das que mencionei? Deixem as vossas escolhas nos comentários no final da página.

 

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e “matar” o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •