O ControlC é uma aplicação que monitoriza o clipboard e guarda automaticamente todo o texto e imagens que copiamos no nosso computador, de forma encriptada, numa base de dados. O propósito do ControlC é arquivar todo e qualquer item que alguma vez tenhamos copiado para o clipboard, para que dessa forma, um dia mais tarde possamos obter novamente o conteúdo que copiámos no passado. Como a base de dados é encriptada, os dados estão seguros de acessos de terceiros que não tenham conhecimento da password de acesso.

O ControlC não é um gestor do clipboard. Não disponibiliza uma interface a partir da qual possamos rapidamente seleccionar rapidamente itens do clipboard para voltar a colar. A aplicação limita-se a guardar o que quer que seja copiado para o clipboard. Posteriormente, o histórico do clipboard pode ser acedido a partir de um browser, depois de devidamente autenticado com a password escolhida.

Cada item guardado do clipboard é acompanhado pelo nome do programa de software de onde o texto ou imagem tenham sido copiados, o título da janela do programa e o icon do programa. É ainda apresentada a hora e data. O histórico do clipboard pode apresentar multiplas páginas, motivo esse pelo qual é disponibilizada uma ferramenta para buscas avançadas. Podemos assim efectuar buscas por palavras chave, períodos de tempo, tipos de itens (texto, imagens ou URLs), o programa fonte, título e caminho.

Os itens guardados no histórico podem ser marcados com uma estrela, tipo favoritos, e podem também ser eliminados de forma selectiva.

É também possível eliminar histórico anterior a uma certa data. Por defeito, este período é de 2 semanas. Podemos ainda configurar o tamanho máximo pretendido para as imagens e ficheiros a guardar. Existe também uma funcionalidade de lista negra, mas infelizmente não existe nenhuma documentação de como a utilizar.

O ControlC pode coexistir com qualquer gestor de clipboard que se queira utilizar. Poderá ser interessante utilizar um gestor de clipboard para gerir os conteúdos copiados para utilização imediata, e utilizar o ControlC para manter um histórico a longo prazo.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus