Embora existam muitos add-ons de blocos de notas para vários browsers, que nos permitem apontar algumas notas sem termos que abrir um programa dedicado no computador, como o Notepad, deixo-vos aqui um pequeno truque que vos permite criar notas de forma rápida dentro do browser sem necessidade de instalar qualquer plugin ou add-on!

Para tal, basta escrever na barra de endereços o seguinte:

data:text/html, <html contenteditable>

Isto transforma o browser numa página HTML em branco, que é possível editar.
Basta escrever a nota que se pretenda, e pressionar as teclas Ctrl+S para a guardar no formato HTML. No Firefox, pode ainda ter a opção de guardar a nota como um ficheiro de texto normal.

Transformar browser em bloco de notas

Transformar browser em bloco de notas

Claro que se trata de texto simples, mas a formatação é permitida – bold ou itálico, por exemplo. Outras formatações mais complexas, como inserir imagens, bullets, etc não estão disponíveis. No entanto, e ao contrário do que acontece com o Notepad do Windows, por exemplo, temos verificação ortográfica automática, graças ao corrector ortográfico que os browsers modernos já têm embutido.

Este truque foi testado com sucesso no Chrome, no Firefox e numa versão de Opera antiga, a correr o motor Presto. Não funcionou no Internet Explorer.

Assim, pode colocar a página com a morada acima mencionada nos favoritos, ficando dessa forma com um acesso simples e rápido a um editor de texto simples para tirar as suas notas 😉

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus