Uma das coisas que um vírus ou um worm faz assim que infecta um computador, é desactivar o acesso a todas as ferramentas e softwares que possam ser utilizados para o remover. Alguns tipos de malware podem também desactivar software de segurança de terceiros, como programas de antivírus, tornando impossível fazer um scan no computador infectado. Além disso, os programas de malware mais modernos são espertos ao ponto de nos impedir de instalar novos programas de segurança, detectando a sua execução e terminando a instalação. Como é que se consegue então combater uma destas infecções?

Malwarebytes Chameleon

A Malwarebytes pensa ter a solução. Eles criaram um novo programa chamado Malwarebytes Chameleon que permite fazer o download e instalação do Malwarebytes Anti-Malware para o computador infectado e colocá-lo a funcionar mesmo quando o programa malicioso o tenta bloquear.

O Malwarebytes Anti-Malware é uma ferramenta de detecção e remoção de malware que, de acordo com a empresa, consegue remover “todos os traços de malware, incluindo worms, trojans, rootkits, rogues, dialers, spyware e mais”. A versão gratuita do programa não inclui protecção em tempo real, mas tudo o resto funciona como na versão paga. Este é um dos programas a que recorro para remoção de vírus e outras ameaças  e até agora tenho obtido sucesso nas várias intervenções onde o utilizei.

Em relação ao Malwarebytes Chameleon, depois de termos efectuado o download da aplicação, assumindo que o vírus não bloqueou o acesso à internet, extraímos o conteúdo do ficheiro ZIP para uma pasta. Dentro dessa pasta iremos encontrar vários ficheiros executáveis com nomes como firefox.exe, iexplorer.exe, winlogon.exe, svchost.exe e rundll32.exe. Todos esses ficheiros são executáveis do programa Malwarebytes Anti-Malware, disfarçadas como ficheiros de outros programas. Ignorem-nas num primeiro momento e abram o ficheiro Help também incluído na pasta.

malwarebytes chameleon

Na página de ajuda encontraremos 10 botões azuis que executarão os vários executáveis do antivírus  Experimentem o primeiro botão, e deverão ver uma janela da linha de comandos. Se assim for, significa que o executável conseguiu iniciar e fechar o processo malicioso que tenta impedir a execução do Malwarebytes Anti-Malware. Se o primeiro botão não funcionar, tentem o segundo, e assim sucessivamente pelos 10 botões, até conseguirem.

No caso do ficheiro de ajuda não abrir, tentem correr os vários executáveis do programa directamente, até que um deles permaneça aberto, e depois sigam as instruções.

malwarebytes chameleon

Se o Malwarebytes Anti-Malware já se encontrar instalado no computador,o Chameleon tenta executá-lo. Se não estiver instalado, o Chameleon faz o download e instalação do programa. Depois disto, podem utilizar o Malwarebytes Anti-Malware normalmente, para executar um scan ao computador e remover as ameaças.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus