Já alguma vez vos aconteceu fazerem download de um grande ficheiro ZIP para no fim perceberem que apenas necessitavam de alguns dos ficheiros nele contidos? Pois bem, não têm que o fazer. Existe a possibilidade de apenas fazer download dos ficheiros que se encontram dentro do ZIP que pretendermos, sem se ter que fazer download de todo o ficheiro ZIP.

Isto é possível graças ao LoadScout, um programa que nos permite “navegar” pelo conteúdo dos ficheiros ZIP ou RAR armazenados remotamente, sem termos que fazer download desses ficheiros. Torna-se assim possível escolher o ficheiro que pretendermos para fazer download unicamente desse.

O funcionamento é bastante simples. Basta clicar em “Open URL” e indicar a morada URL do ficheiro ZIP. É-nos de seguida apresentado todo o conteúdo desse ficheiro, podendo depois escolher-se, da lista de ficheiros que compõem o ficheiro ZIP, aquele ou aqueles que pretendemos obter. Clicamos com o botão direito do rato em cima dos ficheiros pretendidos e escolhemos a opção “Extract…” para apenas fazermos download dos ficheiros seleccionados.

Outra funcionalidade bastante interessante, é o facto de podermos ver ou ouvir partes de ficheiros AVI ou MP3 sem termos que efectuar o download desses ficheiros. Para fazer isto, adicionamos o URL do ficheiro MP3 ou AVI pretendido, de forma semelhante como se fez para o ficheiro ZIP. O programa mostrará então algumas informalções sobre esse ficheiro, como o número de frames por segundo, a duração, entre outras informações. Para efectuarmos a pré-visuzlização de uma porção desse ficheiro, clicamos no botão “Extract” e na janela que se segue escolhemos a porção que pretendemos guardar no nosso computador para pré-visualizar.

É de salientar que o programa apenas funciona com ficheiros que permitam um acesso directo. Não é possível utilizar este programa para aceder a ficheiros parilhados em serviços de partilha como o Rapidshare, por exemplo.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus