Um documento Word ou PowerPoint podem conter imagens, musicas e vídeos incluídos. Estes objectos podem ser copiados do documento onde se encontram e colados noutros documentos, mas este processo não nos permite obter esses objectos na sua forma e resolução original de quando eram um ficheiro. Se o autor do documento tiver redimensionado a imagem depois de a importar para o documento, apenas conseguiremos obter a imagem redimensionada e não a mesma imagem no seu tamanho original. Os objectos de audio e video não podem ser copiados e colados no disco ou numa pen, por exemplo. Em seguida irei mostrar como é possível extrair estes objectos para o disco, no seu formato original.

Extrair objectos de documentos Word e PowerPoint

A extracção pode ser efectuada de várias formas, sendo que a mais fácil será guardar o documento como uma página web. Este procedimento funciona para ficheiros Word e PowerPoint do MS Office 2003/2007/2010. Aqui ficam os passos:

1 – Abra o documento do qual pretende obter os objectos incorporados (imagens, video ou som)

2 – Guarde o documento através da opção “Guardar como”

3 – Poderá dar o mesmo nome ao documento, mas no tipo de documento, escolha “Página web”

 

Isto irá criar um ficheiro HTML do documento original, criando também uma pasta onde poderá encontrar todas as imagens, videos e sons contidos nesse ficheiro.

Infelizmente, apenas é possível gruardar sons que tenham sido adicionados no formato MP3. Neste caso, esses ficheiros aparecerão na pasta criada com a extensão BIN. Será necessário renomear a extensão para MP3 para ficarem funcionais.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e “matar” o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus

  • 5
  •  
  •  
  • 3
  •  
  •  
  •