Já aqui falámos de “vídeos falsos do Facebook“, e dos perigos que se corre ao se clicar nesses vídeos para os tentar visualizar… Além do perigo de infectarmos o computador com malware, TODOS os nossos amigos ficam a saber que tentámos ver esse vídeo. Isto não é apenas para nos deixar embaraçados perante todos os nossos contactos no Facebook, mas é principalmente a forma que esses softwares maliciosos utilizam para se propagar por toda a rede.

Embora seja impossível apresentar aqui todos os tipos de ameaças que existem actualmente no Facebook, até porque o mais certo seria este artigo ficar desactualizado muito rapidamente, tendo em conta o número crescente de ameaças, vamos aqui deixar uma dica para que se possam evitar praticamente todos estes vídeos maliciosos.

Antes de mais, a principal arma que devemos ter do nosso lado é o bom senso – um amigo meu nunca me iria enviar uma mensagem noutra língua que não o português, por exemplo.

A segunda maior arma que podemos utilizar para combater este crescente mal da rede do Facebook é a atenção – antes de clicar, ver para onde o vídeo nos leva. E isto é uma coisa bastante simples, e que pode evitar grandes problemas.

Todos os vídeos do Facebook (tanto os “normais” como os maliciosos) apresentam a morada de onde são originários. Sempre que o vídeo apresente um conteúdo “foram do normal”, como fotos chocantes ou pornográficas, dever-se-á ter muito cuidado, e ver a sua origem:

Vídeo malicioso do Facebook - como evitar
Na imagem salienta-se a localização de onde o vídeo é originário

Na imagem anterior é possível ver um exemplo de um vídeo malicioso do facebook, estando salientado a indicação da origem do vídeo. Regra geral, as origens do vídeos maliciosos muda constantemente, pelo que não é possível indicar uma lista de moradas perigosas, mas pode-se sim apresentar uma morada fidedigna – www.youtube.com 🙂

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e "matar" o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus