As PENs e discos USB vieram facilitar imenso a transferência de ficheiros e os backups de documentos importantes. Apesar do seu principal objtectivo ser o de transportar dados de um lado para outro, por vezes existem situações em que será importante fazer com que apenas seja possível ler os dados existentes numa Pen ou disco externo, e impossibilitar a escrita de novos dados.

As duas principais razões para tornarmos uma Pen USB acessível apenas para leitura são:

1 – Somos proprietários de um computador e queremos prevenir a cópia de dados existentes nesse computador, mas continuamos a ter a necessidade de aceder a dados de Pens e discos externos. Não é possível impedir a utilização das portas USB porque necessitamos delas, mas também não podemos dar acesso completo via USB porque isso permitiria que qualquer um roubasse informações contidas no computador. Assim, a solução intermédia é a ideal – permitir a utilização das portas USB, mas impedir o acesso de escrita nestas portas.

2 – Somos proprietários da Pen ou disco USB e estamos cansados de apanhar vírus sempre que ligamos a nossa drive USB nos comutadores de terceiros.

Cada um destes cenários tem uma solução que passo a explicar.

Quando somos proprietários do computador

Tudo o que temos que fazer é prevenir o acesso de escrita ás portas USB do computador. Isto pode ser alcançado facilmente através de uma chave do registo do Windows.

Abra o editor de registo do Windows e navegue até á seguinte chave:

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\StorageDevicePolicies

Crie uma nova entrada do tipo DWORD dentro dessa chave com o nome WriteProtect e deia-lhe o valor 1.

Neste momento as portas USB do seu computador estão apenas acessíveis para leitura. Para as tornar novamente acessíveis para escrita, basta alterar o valor para 0.

Se não se sente à vontade para editar o registo do Windows, poderá utilizar um programa como o Thumbscrew ou o Wenovo USB Disks Access Manager, que permitem alterar o modo WriteProtect rapidamente sem necessidade de abrir o editor do registo do Windows.

Quando somos proprietários da drive USB

Algumas drives têm uma pequena patilha que permite proteger a drive contra escrita. Neste caso, basra colocar a patilha para o lado apenas de leitura e a drive está protegida conta escrita.

Se a sua drive não tem esta opção, a solução passará por um software chamado USBDummyProtect. Este utilitário cria um ficheiro que ocupa todo o espaço disponível existente na drive. Com todos os bytes ocupados, não é possível escrever mais nada na drive, pelo que a partir desse momento apenas fica disponível para leitura.

 

O modo de funcionamento é simples. Basta copiaro ficheiro executavel do USBDummyProtect para a drive USB e de seguida executa-lo. Será criado um ficheiro com o nome dummy.file e a partir desse momento a drive ficará com 0 bytes de espaço livre disponível. Podemos agora ligar a nossa drive USB a um PC infectado com vírus e mesmo assim ficar em segurança. Para remover o ficheio dummy.file basta apagá-lo como faria com qualquer outro ficheiro normal, e todo o espaço que ele ocupava fica novamente livre.

No entanto, se a sua Pen USB ou disco externo está formatada com o formato FAT32 e tem mais de 4Gb de espaço livre, o USBDummyProtect não irá funcionar devida à limitação do tamanho dos ficheiros em FAT32, que não podem ser superiores a 4Gb. Assim, aconselha-se que utilize o formato NTFS para formatar drives com mais de 4Gb.

Alberto Nunes

Alberto Nunes é um profissional de Informática interessado em pesca ao achigã, horta/jardim, Internet e blogging. Criou os interessespessoais.com como um projecto para os tempos livres, para divulgar algumas ideias e “matar” o vício de blogging.

More Posts - Website - Pinterest - Google Plus

  •  
  •  
  •  
  • 1
  •  
  •  
  •